Chico Pinheiro deixa a TV Globo após 32 anos

De acordo com o diretor geral de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, o jornalista deve tirar um período sabático e depois retornar às atividades em ritmo mais lento

11:26 | Abr. 29, 2022

Por: Ana Flávia Marques
Desde 2011, Chico Pinheiro apresenta o Bom Dia, Brasil (foto: Reprodução/Globo)

Chico Pinheiro deixa a TV Globo após 32 anos de trabalho na emissora. A notícia foi divulgada através de um comunicado interno na empresa assinado pelo diretor geral de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel. Desde 2011, Chico apresentava o "Bom dia, Brasil" e ficou conhecido pelo bordão "Graças a Deus, hoje é sexta-feira".

De acordo com Kamel, o jornalista deixou a emissora em "comum acordo". "Depois de 51 anos de jornalismo diário, 32 deles na Globo, em comum acordo com a emissora, Chico decidiu deixar o dia a dia da vida de repórter, como ele faz questão de se definir. Pretende se dar um sabático e, mais adiante, se se dedicar a atividades num ritmo mais espaçado", explicou.

"De nós, seus colegas e amigos, fica o reconhecimento de ter convivido na redação com um dos grandes jornalistas que a televisão brasileira já produziu e uma das pessoas 'boa gente' com quem já compartilhamos histórias e experiências", completou.

Nascido no Rio Grande do Sul, Chico se mudou ainda bebê para Minas Gerais. Chegou a cursar quatro anos de engenharia, mas desistiu e se formou em jornalismo na PUC-MG em 1976. Durante o período de estudos, trabalhou no Diário de Minas e no Jornal do Brasil. Em 1977, passou a trabalhar na Globo Minas como chefe de reportagem. Depois, foi para Navarra, na Espanha, fazer uma pós-graduação e ao voltar tornou-se repórter em Belo Horizonte do Jornal Nacional. 

Em 1986, mudou-se para São Paulo e se tornou apresentador do Jornal da Band, onde foi premiado pela cobertura do impeachment de Fernando Collor. Em 1996, retornou à Globo como apresentador do Bom dia São Paulo, com participação no Bom dia Brasil, e os plantões na bancada do JN. Em 2011, passou a morar no Rio de Janeiro para apresentar o "Bom Dia, Brasil".

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.