Army Help The Planet: conheça a ONG formada por fãs de k-pop
Formada por fãs de k-pop, Army Help The Planet atua nos ambientes presenciais e virtuais para promover causas como a proteção do meio ambiente e o bem-estar socialNa segunda metade de 2019, um grupo de fãs brasileiros da banda coreana BTS fundou uma ONG dedicada ao ativismo social e político, ao mesmo tempo que apoiavam os Bangtan Sonyeondan: nascia a Army Help The Planet.
“Army” é como são chamados os fãs mais apaixonados pelo BTS. De acordo com o site oficial, a AHTP é, no Brasil, “a maior fanbase dedicada ao desenvolvimento de projetos de cunho social e ambiental.” A ONG atua em pequenos grupos espalhados pelo Brasil e conta com diversos voluntários que aplicam seus conhecimentos no trabalho sem fins lucrativos ao redor do país.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O projeto realiza campanhas de arrecadação e de conscientização sobre assuntos relevantes à situação atual do Brasil. Conheça mais sobre as atuações da Army Help the Planet, e como essa ONG vem deixando sua marca na internet.
Army Help The Planet: campanhas ambientais no Brasil
Das seis campanhas de arrecadação da AHTP registradas no site oficial, três são dedicadas à preservação do meio ambiente brasileiro. Entre setembro de 2019 e abril de 2021, cerca de 2.500 "armys" se uniram para angariar mais de R$ 65 mil em prol das florestas e dos povos indígenas do Brasil.
A partir das campanhas, 400 árvores foram plantadas na Amazônia, novos brigadistas foram contratados e treinados para lutar contra os incêndios no Pantanal, e diversas ações de mobilização social e política a favor dos direitos dos indígenas foram apoiadas.
Army Help The Planet: Título de eleitor
O voto jovem será decisivo nas próximas eleições. A campanha mais recente da AHTP é chamada de “Tira o Título Army”, uma iniciativa digital de conscientização da população mais jovem sobre a data limite para tirar o título de eleitor em 2022 e poder votar nas eleições presidenciais.
Com frentes nas maiores cidades do Brasil, a campanha explica como tirar o título, incentiva que os jovens estudem e adquiram consciência política sobre a situação do Brasil, e acompanhem notícias e atualizações sobre as eleições de outubro.
No site oficial da AHTP, a página dedicada à campanha mostra um poema de Berthold Brecht sobre “analfabetismo político”, as datas limites para tirar o título e estar regularizado para votar, e diversos links que explicam desde sobre “o que é democracia”, até as principais dúvidas sobre o título de eleitor.
Representantes do BTS
A AHTP angaria fundos de caridade, produz podcasts, postagens de blogs e até sobe hashtags no Twitter para o topo dos Trending Topics. De acordo com as informações oficiais da ONG, até o momento mais de R$ 200 mil foram arrecadados em nome do BTS por seus fãs. Aqui no Brasil, mesmo tão longe da Coreia, a mensagem trazida pelo septeto mais famoso do mundo já deixa seu impacto duradouro.