Morbius: Filme de anti-herói da Marvel estreia nos cinemas nesta quinta, 31
Estrelado por Jared Leto, "Morbius" estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 31, trazendo às telonas anti-herói famoso do universo de Homem-AranhaFoi há pouco mais de dois anos que os fãs das histórias em quadrinhos da Marvel Comics puderam ver em ação pela primeira vez Jared Leto interpretando um dos anti-heróis do universo do Homem-Aranha. Em algumas cenas do trailer lançado em janeiro de 2020, já era possível perceber tons mais sombrios e conflituosos de seu personagem. Chamado também de o “Vampiro Vivo”, Morbius pode não ser tão conhecido do grande público, mas certamente será mais familiar a partir desta quinta-feira, 31, quando estreia seu filme solo de origem nos cinemas.
Planejado para ser lançado inicialmente em julho de 2020, o filme precisou ser adiado devido à pandemia. A obra tem no elenco artistas como Tyrese Gibson, Matt Smith e Adria Arjona, com direção de Daniel Espinosa. Quase dois anos depois do previsto, “Morbius” chega às telonas brasileiras mostrando o começo da trajetória do renomado bioquímico e vencedor do Prêmio Nobel Michael Morbius e sua terrível jornada até se transformar no anti-herói que pertence às histórias do Homem-Aranha.
Diagnosticado com uma rara doença em seu sangue desde a infância - o que o fez andar de bengala e ser excluído quando mais jovem -, o cientista busca, ao lado de seu amigo Emil Nikos (Jared Harris), encontrar uma cura para sua condição e salvar outras pessoas que também sejam impactadas por ela. Para isso, Michael realiza experimentos com DNA de morcegos e métodos como o uso de eletrochoque em si.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O problema é que Michael vai até às últimas consequências em suas tentativas e, assim, percebe que o que parecia ser um grande sucesso se torna algo pior que a doença. Surge, então, o “Vampiro Vivo”. Com seu experimento científico, Morbius se transforma em uma criatura vampiresca criada artificialmente, mas com contornos diferentes quando falamos da visão mística associada aos vampiros em obras literárias e cinematográficas.
Além de aversão à luz, o cientista passou a desenvolver características como superforça, ecolocalização e maior velocidade. Apesar das similaridades em alguns pontos com os tradicionais vampiros, Morbius não sofre com fraquezas conhecidas desses seres, como balas de prata e estaca de madeira enfiada no peito. Uma questão, porém, prevalece: a sua sede por sangue. Por causa disso, o personagem se vê em um constante dilema, pois enfrenta dificuldades para controlar esse ímpeto e ao mesmo tempo não deseja matar outras pessoas.
A primeira aparição do personagem nos quadrinhos ocorreu em 1971, ao longo das páginas da revista “The Amazing Spider-Man #101”, escrita por Roy Thomas e com desenhos de Gil Kane. Essa, por sinal, foi a primeira edição de uma história do Homem-Aranha que não foi escrita por Stan Lee. Na HQ, Peter Parker estava em uma situação bem esquisita, pois acabou desenvolvendo braços extras - totalizando seis braços. Nesse contexto, surgiram Dr. Morbius e seu sangue para conseguir reverter o estado de Parker.
Como visto no trailer do filme, Morbius assume nos quadrinhos feições cada vez mais semelhantes a de morcegos e com o tempo são mais presentes seus conflitos internos diante de sua nova condição e de sua origem. Essa não será a primeira aparição do personagem fora dos quadrinhos, afinal, ele já foi representado em episódios da animação “Spider-Man: The Animated Series” e nos jogos “LEGO Marvel Super Heroes” e “Spider-Man & Venom: Maximum Carnage”.
O filme solo de “Morbius” faz parte de uma iniciativa da Sony Pictures em parceria com a Marvel Studios de expandir o universo do Homem-Aranha. Além do terceiro filme do teioso com Tom Holland, a empresa lançou em 2021 o segundo filme de “Venom”, que também pertence ao universo do aracnídeo.
Com isso, fãs especulam a possibilidade de tanto Morbius quanto Venom aparecerem em um filme futuro do próprio Homem-Aranha - ou, quem sabe, até no Universo Cinematográfico da Marvel em longas envolvendo o Doutor Estranho, visto que o Vampiro Vivo já chegou a entrar em embate com o personagem nas HQs. Enquanto as teorias rondam a internet, é possível que o filme que estreia nesta quinta-feira traga caminhos mais claros para desenvolvimentos futuros dos heróis da Marvel nos cinemas.
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui
Morbius
Quando: a partir desta quinta-feira, 31
Onde: cinemas de Fortaleza; sessões e valores dos bilhetes disponíveis no site Ingresso.com
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente