Ed Sheeran é acusado de plágio pela música "Shape of You"; saiba mais
Ed Sheeran é acusado por Sami Chokri e Ross O'Donoghue de ter sido parcialmente inspirado por "Oh Why" para a melodia do hit global "Shape Of You"A estrela do pop britânico Ed Sheeran compareceu a um tribunal de Londres nesta sexta-feira, 4, depois de ser processado por dois compositores que o acusam de plágio em sua música mais conhecida, "Shape of You". Vestido com terno escuro e gravata, o artista esteve pessoalmente no Supremo Tribunal da capital britânica no primeiro dia de um julgamento que deve durar três semanas.
Sheeran é acusado por Sami Chokri e Ross O'Donoghue de ter sido parcialmente inspirado por "Oh Why" para a melodia do hit global "Shape Of You", a música mais vendida do mundo em 2017. As duas canções foram tocadas na sala presidida pelo juiz Antony Zacaroli.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para o advogado dos demandantes, Andrew Sutcliffe, “a semelhança” entre certas passagens “é surpreendente”, pois são “quase idênticas”. "Sheeran é definitivamente muito talentoso, ele é um gênio. Mas ele também é um 'pega comum'", acrescentou, referindo-se ao pássaro acusado de ser ladrão.
"Pega emprestadas ideias e as coloca em suas músicas, às vezes, ele admite, às vezes, não", disse. "Depende de quem você é e se eles acham que podem fazer isso impunemente", afirmou. O advogado sublinhou que os seus clientes são “compositores de grande talento, que merecem o mesmo respeito que qualquer outro artista e o devido reconhecimento”.
Sheeran e seus compositores, Steven McCutcheon e John McDaid, negaram as acusações. Em maio de 2018, os três pediram ao Supremo Tribunal que determinasse que os direitos autorais não haviam sido violados. Dois meses depois, Chokri e O'Donoghue iniciaram um processo legal contra eles.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente