Eurovision, Green Day e Louis Tomlinson: veja shows cancelados na Rússia
Vários artistas cancelaram shows na Rússia após a invasão do país na Ucrânia. Artistas como Green Day e The Killers estão na lista
17:17 | Mar. 02, 2022
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, muitos artistas cancelaram suas atividades no país russo como forma de protesto. Na indústria cinematográfica, por exemplo, estúdios de Hollywood suspenderam os lançamentos de filmes populares, como “Batman”. O Festival de Cannes também vai barrar delegações russas de seu evento.
Na música, o cenário é semelhante. Dezenas de músicos anunciaram que seus shows seriam cancelados por não concordarem com a guerra. Veja:
Eurovision
A Eurovision, uma das principais competições de música da Europa, proibiu que artistas da Rússia participassem do evento. “A decisão reflete a preocupação de que, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão de uma entrada russa no Concurso deste ano traria descrédito à competição”, disse a União Europeia de Radiodifusão (EBU) em nota.
Green Day
A banda de rock Green Day também cancelou um show que aconteceria em Moscou, em maio. “Com o coração pesado por causa dos eventos atuais, sentimos que é necessário cancelar nosso futuro show em Moscou, no Spartak Stadium”, explicaram em texto nas redes sociais.
“Estamos cientes de que este momento não é sobre shows em estádio, é muito maior que isso. Mas também sentimos que rock and roll é para sempre e estamos confiantes de que haverá um momento e um lugar para que possamos retornar no futuro", finalizaram.
Louis Tomlinson
Louis Tomlinson, um dos ex-integrantes da banda One Direction, tinha um show em Moscou, na Rússia, e em Kiev, na Ucrânia, em julho. Ele, porém, cancelou as apresentações.
“Devido aos recentes acontecimentos na Ucrânia, anuncio, com tristeza, que meus shows em Moscou e Kiev foram cancelados até novo aviso. A segurança dos meus fãs é a minha prioridade e os meus pensamentos vão para o povo da Ucrânia e para todos os que sofrem com essa guerra desnecessária”, escreveu.
The Killers
A banda estava confirmada para se apresentar em um festival em julho deste ano. Mas o grupo cancelou sua participação depois da invasão da Rússia na Ucrânia.
Iggy Pop
A lenda viva do punk e do rock também estaria em um evento neste ano, mas desmarcou em apoio aos ucranianos. “A aparição de Iggy Pop em Moscou no dia 10 de julho de 2022 foi cancelada. À luz dos acontecimentos atuais, isso é necessário. Nossos pensamentos estão com os ucranianos e todas as pessoas corajosas que se opõem a essa violência e buscam a paz”, escreveu sua equipe em publicação nas redes sociais.
The festival appearance of Iggy Pop in Moscow on the 10th of July 2022 is canceled. In light of current events, this is necessary. Our thoughts are with the Ukrainians and all the brave people who oppose this violence and seek peace. #StandingWithUkraine
— Iggy Pop (@IggyPop) March 1, 2022Nick Cave
O cantor e compositor entra para a lista de artistas com shows cancelados na Rússia. “Os nossos pensamentos e amor vão para as pessoas corajosas da Ucrânia, o seu líder e todos os que estão sofrendo com essa guerra sem sentido”, disse.
“Ucrânia, estamos com vocês e com todos aqueles na Rússia que se opõem a esse ato brutal. Nós rezamos para que essa loucura acabe em breve”, finalizou.
AJR
O tripo de indie pop estadunidense também desmarcou a apresentação que aconteceria em outubro. “Estamos tristes em anunciar que cancelaremos nosso show na Rússia. Agradecemos aos nossos fãs russos que se opõem ao comportamento criminoso de seu país. Nossos corações estão com o povo da Ucrânia. Neste momento, a melhor coisa que você pode fazer é compartilhar informações precisas”, recomendou.
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui
Leia mais
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.