Rússia e Ucrânia: uma lista de livros pra entender o conflito internacional

Testemunhas das disputas territoriais, autores escrevem livros sobre guerras, fome e o acidente nuclear de Tchernóbil

A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira, 24. O presidente russo Vladimir Putin ordenou uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes. As origens do conflito remontam ainda à Idade Média — e a literatura é fundamental na construção da memória sobre as disputas geográficas. O Vida&Arte indica quatro obras para compreender as sociedades e governos envolvidos nos ataques desta semana.

1. "A fome vermelha: A guerra de Stalin na Ucrânia" (2019), de Anne Applebaum

Livro narra o evento conhecido como Holodomor, fome assassina resultado de decisões de Stalin em sua política de coletivização forçada da agricultura
Livro narra o evento conhecido como Holodomor, fome assassina resultado de decisões de Stalin em sua política de coletivização forçada da agricultura (Foto: Divulgação)


É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos


A jornalista Anne Applebaum relata uma perturbadora tragédia humanitária do século XX: a fome que matou mais de 5 milhões de pessoas na União Soviética entre 1931 e 1934, principalmente na Ucrânia. Conhecida como Holodomor, a fome assassina foi resultado de decisões de Stalin em sua política de coletivização forçada da agricultura.

2. "Not one inch: America, Russia, and the Making of Post-Cold War Stalemate" (2021), de Mary Elise Sarotte

Obra aborda a expansão do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, depois da queda do muro de Berlim
Obra aborda a expansão do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, depois da queda do muro de Berlim (Foto: Divulgação)

"Nem Mais Uma Polegada", em tradução livre, aborda a expansão do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, depois da queda do muro de Berlim em novembro de 1989. Mary Sarotte chama atenção do público para o passado onde estão as raízes do conflito entre Rússia e Ucrânia.

3. "Vozes de Tchernóbil: A história oral do desastre nuclear" (1997), de Svetlana Alexijevich 

Retrato emocionante das vidas afetadas pelo maior desastre nuclear da história
Retrato emocionante das vidas afetadas pelo maior desastre nuclear da história (Foto: Divulgação)

Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia — então parte da extinta União Soviética —, provocou uma catástrofe sem precedentes: partículas radioativas foram lançadas na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. Vencedora do Prêmio Nobel, Svetlana Alexijevich ecoa as vozes dos moradores da localidade.

4. "Guerra e Paz" (1867), Liev Tolstói

Obra de Tolstói sobre Rússia é clássico da literatura
Obra de Tolstói sobre Rússia é clássico da literatura (Foto: Divulgação)

Romance histórico escrito pelo autor russo Liev Tolstói, obra narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte. É considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rússia e Ucrânia Rússica Ucrânia literatura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar