Pop urbano japonês viraliza anos depois de seu boom
Novas gerações de ouvintes, DJs e consumidores de LPS voltam aos anos 1980 em busca dos sons que marcaram uma época
17:46 | Fev. 22, 2022
Tel Liyanto não tinha nascido no boom japonês da década de 1980, mas ele adora os sucessos de pop urbano da época, que se tornaram virais graças a uma geração internacional de jovens fãs. A trilha sonora glamourosa que acompanhou o milagre econômico do Japão retorna à popularidade décadas depois de chegar às ondas do rádio com seus sintetizadores, influenciados pelo soft rock, boogie e soul.
O gênero retrô se tornou tão popular que a estrela canadense The Weeknd incluiu um trecho de "Midnight Pretenders", de 1983, em seu último lançamento, e as gravadoras estão correndo para reeditar vinis de pop urbano esquecidos. "É como a disco: um som nostálgico, mas também moderno", diz Liyanto, uma indonésia de 27 anos, dançando em um bar de Tóquio ao som de pop urbano. "Eu ouço para dançar, ouço para relaxar", comentou à AFP.
Fenômeno Mariya Takeuchi
Desde que surgiu nos círculos de música online, o "revival" foi amplificado pelo algoritmo do YouTube, que detecta quando uma música é curtida e compartilhada e a recomenda em todo o mundo. Faixas populares como "Plastic Love", de Mariya Takeuchi, atingem dezenas de milhões de visualizações no YouTube.
A base rítmica da faixa e os metais exuberantes têm a vibração otimista de "Club Tropicana" do Wham!, mas suas letras japonesas contam uma história diferente.
"Desde o dia em que meu coração foi partido, tenho vivido com o dia e a noite trocado", canta Takeuchi na faixa, que alguns comentários descrevem como uma "joia escondida". "Por que estou ouvindo pop japonês dos anos 1980 e por que é tão bom?", perguntou um internauta em um comentário.
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Renovando o Público
Kei Notoya, um DJ de 33 anos, ficou viciado em pop urbano na primeira vez que o ouviu em uma festa da faculdade. Desde então, acumulou cerca de 3.000 discos, alguns dos quais vende em segundos em sua loja virtual Tokyo Condition.
"A música japonesa da época copiou muito do rock, soul e R&B americanos", disse Notoya à AFP. "Parece novo, mas ao mesmo tempo familiar. As pessoas que não nasceram na época podem sentir a energia, a atmosfera dos anos 1980 e 70 ouvindo essas músicas", continua.
A popularidade levou as gravadoras japonesas a disponibilizar mais músicas de seu catálogo antigo para serviços de streaming. Uma infinidade de músicas ignoradas por anos e recém-descobertas mantém vivo o interesse pelo gênero, explica Notoya.
A inclusão de um trecho de Tomoko Aran na gravação "Out of Time" de The Weeknd "é o exemplo mais popular de uma velha música japonesa sendo apresentada a um público mais amplo", ressalta Patrick St Michel, que escreve sobre música do Japão.
"Midnight Pretenders" foi relançada em vinil no ano passado ao lado de outros favoritos do pop urbano, incluindo "Plastic Love", atualizado com um vídeo moderno pela Warner Japan. Gary Ieong, co-proprietário da loja White Noise Records em Hong Kong, diz que a reedição de "Plastic Love" tem sido "muito popular" em seu negócio. Os jovens que ouvem a música no YouTube querem comprar o álbum "como lembrança da arte", explica à AFP.
A música também tem seguidores no TikTok, onde os fãs adaptam suas músicas favoritas em ilustrações de estilo anime ou dançam com elas em roupas dos anos 1980. Novos ouvintes também são atraídos pelo pop urbano pelo "elemento de melancolia que ele esconde", de acordo com St Michel.
"Isso é algo que aparece em todas as músicas pop urbanas e que as torna virais. Há algo triste também, não é apenas hedonismo", acrescenta.
Mas nada é para sempre, e os primeiros a reviver o pop urbano online nos anos 2010 já estão em outra coisa, observa St Michel. "É como uma corrida para descobrir no que a multidão da internet está interessada. São eles que decidem", acrescenta. "Essa é a beleza disso".
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