"Inventando Anna": saiba como está protagonista da nova série da Netflix

A produção conta a história de Anna Sorokin, impostora conhecida por dar golpes em membros da elite nova-iorquina

15:23 | Fev. 17, 2022

Por: Ana Flávia Marques
Anna Sorokin foi presa por fraude, roubo e tentativa de roubo (foto: Reprodução/Getty Images)

De origem russa mas naturalizada alemã, Anna Sorokin enganou a elite nova-iorquina ao assumir uma falsa identidade e convencer as pessoas a financiarem sua vida de luxo. A história da impostora virou tema de uma série na Netflix: "Inventando Anna".

Em 2013, Anna se mudou para Nova York. Lá, ela se apresentava como Anna Delvey e dizia ser herdeira de um bilionário alemão. A moça usava desculpas para que os amigos pagassem seus gastos em viagens, hotéis cinco estrelas e restaurantes renomados. Até que ela foi presa em 2017 após se hospedar em um hotel de luxo e não pagar pelos serviços.

Na época, Anna já estava sendo investigada pela Promotoria de Manhattan por cheques sem fundos usados no ano anterior. Ela foi presa provisoriamente e seu julgamento teve início em 2019. A criminosa foi condenada a 12 meses de prisão por fraude, roubo e tentativa de roubo.

Em fevereiro de 2021, Anna foi solta por bom comportamento, mas seis semanas depois foi presa novamente pela ICE, a polícia imigratória dos EUA. A moça estava com o visto expirado e foi levada a uma prisão para imigrantes ilegais, onde aguarda julgamento para saber se será deportada.

Em entrevista ao New York Times, Anna reflete sobre a vida criminosa. “Não posso dizer que o crime não compensou”, declarou. A moça ganhou US$ 320 mil da Netflix ao ceder os direitos para a produção da série. Parte desse dinheiro, cerca de US$198 mil, foi destinada ao pagamento de indenizações previstas na condenação, enquanto o restante será destinado ao pagamento de seus advogados.

O POVO+ | Confira mais críticas e histórias do cinema na coluna de João Gabriel Tréz

Além da série, o nome de Anna Sorokin poderá ser visto ainda em outras produções, como livro e podcast. Ainda não se sabe o valor que ela receberá pelos projetos. Apesar disso, Anna não recomenda a vida criminosa. “Não quero encorajar o crime. Estou só mostrando como fiz o melhor a partir da minha situação, sem romantizar a coisa toda. É isso que estou tentando tirar dessa história”, afirmou.

Assista o trailer de "Inventando Anna":

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.