Após veto de Bolsonaro, documentário estreia
|Audiovisual| Documentário "Transversais", dirigido pelo cearense Émerson Maranhão, chegara aos cinemas brasileiros no dia 17 de fevereiroO documentário “Transversais”, do jornalista cearense Émerson Maranhão, estreia nesta quinta-feira, 24, nos cinemas nacionais. O longa-metragem, que participou de um circuito de festivais, faz sua estreia comercial.
Quatro pessoas trans que moram em Fortaleza falam sobre suas próprias histórias e seus processos de autodescoberta. Os personagens atuam em áreas diferentes e tiveram trajetórias distintas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os protagonistas são: Samilla Marques, funcionária pública; Érica Alcântara, professora de matemática; Caio José, enfermeiro; e Kaio Lemos, pesquisador acadêmico.
Também há a jornalista Maria Beatriz, mulher cisgênero e mãe de uma adolescente transgênero. Atualmente, ela é uma das militantes do grupo “Mães pela Diversidade no Ceará”.
“Transversais”, que tem produção de Allan Deberton (“Pacarrete”), chegou a ser vetado de um edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2019, por causa de sua temática. Em transmissão ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro na época, ele afirmou que conseguiu “abortar essa missão”.
“Eu gostaria muito que esse documentário pudesse contribuir para mudar esse cenário tão pavoroso em que vivemos hoje no País. Acho difícil, mas não impossível. É um trabalho de formiguinha. No entanto, se cada espectador que assistir ao filme despir seu olhar dos preconceitos costumeiros para se permitir conhecer esses personagens tão especiais, sentir suas dores e alegrias, e deixar que essas trajetórias tão bonitas e únicas toquem seu corações e mentes, acho que teremos um excelente começo”, comenta o diretor.