Evento comemora 80 anos da vaia ao sol na Praça do Ferreira

Com brincadeiras, piadas, causos, lançamento de cordel e Festival da Vaia, comemoração acontece neste domingo, 30, às 11 horas, na Praça do Ferreira
Autor Luiza Ester
Foto do autor
Luiza Ester Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

“Iêêêêêêii!”. Para quem é cearense ou admira a cultura do Estado, sabe bem o som da estridente vaia. Era 30 de janeiro de 1942, quando o sol resolveu “dar as caras” em Fortaleza, após três dias de chuvas intensas. Sem hora marcada ou combinação prévia, a população que estava bem ali na Praça do Ferreira, no coração da Capital, resolveu vaiar o astro rei. Um jornalista do O POVO, passando pelo local, registrou o momento. O nome dele desapareceu, mas a vaia segue enraizada na identidade cearense.

Em comemoração aos 80 anos da vaia ao sol — um dos causos mais conhecidos da história do Ceará —, a Praça do Ferreira recebe evento neste domingo, 30, às 11 horas. A programação a céu aberto conta com brincadeiras, piadas e causos de profissionais do riso do Estado. Na ocasião, o sol deve ser vaiado 80 vezes. Se chover, quem receberá a famosa vaia será o “pé-d'água” mesmo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

A ação também promove o Festival da Vaia. A inscrição para a competição pode ser realizada durante a programação. Qualquer pessoa poderá participar. Quem for consagrado campeão ou campeã, receberá não só um certificado, mas também uma estridente vaia.

O humorista Jader Soares, organizador do evento, lançará o “Cordel 80 anos da Vaia”. A obra realiza um passeio pela história do causo.

A comemoração é uma iniciativa do Escritório do Rio, com apoio do Teatro Chico Anysio, do Museu do Humor Cearense, da Associação dos Humoristas Cearenses (Asso-h) e do Sindicato dos Humoristas (Sindihumor). O evento deve seguir os protocolos contra a Covid-19, como uso de máscaras.

Molecagem histórica

A Praça do Ferreira tem sido palco da "molecagem" cearense há décadas. No local, por exemplo, circulava o advogado, escritor e poeta Quintino Cunha (1875-1943), conhecido por contar diversas histórias de humor típicas do povo da Terra da Luz.

Por lá também passeava o bode Ioiô, caprino que “ia e voltava” do litoral à praça, bebia cachaça e levantava as saias de mulheres. No início do século XX, a população, indignada com a política da época, teria votado no animal para vereador, em forma de protesto.

Recentemente, um francês caminhou por uma fita nas alturas, na Praça do Ferreira, e foi aclamado com palmas e vaia cearense.

80 anos da vaia ao sol

Quando: neste domingo, 30, a partir das 11 horas
Onde: Praça do Ferreira (rua Floriano Peixoto, s/n - Centro, Fortaleza, CE)
Mais informações: 3252.3741 (Jader Soares)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praça do ferreira humor no ceará molecagem cearense vaia cearense vaia vaia ao sol 80 anos da vaia ao sol o povo vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar