Elza Soares morreu no mesmo dia que Garrincha

A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira, 20 de janeiro, aos 91 anos de idade por causas naturais. A data marca o mesmo dia da morte de Garrincha, com quem viveu por 17 anos

17:49 | Jan. 20, 2022

Por: Nadine Lima
A cantora Elza Soares morreu no mesmo dia de Garrincha, com quem viveu por 17 anos (foto: Montagem: Divulgação e Mateus Dantas em 22-06-2018)

Elza Soares morreu nesta quinta-feira, 20 de janeiro, aos 91 anos de idade por causas naturais. A morte da cantora aconteceu no mesmo dia que a do jogador Garrincha, com quem viveu um relacionamento por 17 anos e teve um filho. O jogador faleceu no dia 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, vítima de cirrose hepática. 

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou a nota de sua assessoria nas redes sociais.

Considerada uma das principais vozes brasileiras, Elza foi reconhecida mundialmente, sendo considerada a cantora brasileira do milênio em 1999, pela rádio BBC de Londres, por meio do projeto “The Millennium Concerts”, além de estar na lista das 100 maiores vozes da música brasileira segundo a Rolling Stone Brasil. 

Elza cresceu em um bairro pobre do Rio de Janeiro e enfrentou muitas dificuldades antes de começar sua carreira musical. Com apenas 12 anos ela teve sua infância interrompida e foi obrigada a se casar com um homem bem mais velho que a violentava, engravidando aos 13 anos. 

A cantora enfrentou a perda de quatro filhos e só depois de se tornar viúva, aos 21 anos, e com filhos para cuidar, ela conseguiu seguir o sonho de se tornar cantora. As músicas de Elza mesclavam diversos estilos musicais, como: samba, funk, MPB, jazz, hip hop, dentre outros.

Elza Soares e Garrincha: relação do casal 

Elza só foi conhecer o homem que marcou sua vida aos 25 anos de idade, o jogador Manuel Francisco dos Santos, ou simplesmente, Mané Garrincha, com quem teve um filho. O casal formado por uma das principais cantoras do Brasil e por um astro do futebol, enfrentou muitas dificuldades nos 17 anos que viveram juntos.

Apesar de ser considerado seu grande amor, Elza sofreu muito em sua relação com o ídolo do Botafogo. O jogador tinha problemas com álcool e as brigas e traições eram constantes. Os dois se mudaram diversas vezes, chegando a morar na Itália. O casamento terminou em 1982, com Garrincha falecendo um ano depois. 

Elza Soares e Garrincha: separação turbulenta

O fim do casamento aconteceu em 1982 depois de agressões, traições e problemas com álcool de Mané Garrincha. O casal teve apenas um filho juntos, Manuel Garrincha dos Santos Júnior, mais conhecido como Garrinchinha, que faleceu ainda criança com apenas 9 anos de idade.

Depois da separação e morte de Garrincha, Elza enfrentou depressão e problemas com as drogas e só voltou a ter um relacionamento sério em 2002, quase 15 anos depois. Apesar dos problemas do casal, a cantora manteve a memória de Garrinha com amor e respeito, chegando a afirmar que ele foi o grande amor de sua vida. 

Elza Soares e Garrincha: filho do casal morreu três anos depois do pai

O único filho da relação de Elza Soares e Mané Garrincha faleceu ainda criança, com apenas nove anos de idade. Garrinchinha morreu em um acidente de carro, três anos depois de seu pai. O filho do casal voltava de Pau Grande, cidade natal de Garrincha, onde havia ido jogar uma partida de futebol.

O carro que levava Garrinchinha desgovernou-se, a porta do veículo abriu e o menino foi lançado para fora. Além de Garrinchinha, Elza já havia perdido dois filhos anteriormente.