Tarcísio Sardinha, músico cearense, é internado em hospital de Fortaleza
O compositor e multi-instrumentista cearense Tarcísio Sardinha está internado em hospital da capital cearense. Ainda não há detalhes sobre a causa da internaçãoO compositor e multi-instrumentista cearense Tarcísio Sardinha deu entrada em hospital de Fortaleza neste domingo, 9 de janeiro, e segue internado. A informação checada inicialmente seria a de que o músico teria sofrido uma parada cardiorrespiratória. Segundo informações compartilhadas por amigos e parentes nas redes sociais, o estado de saúde de Sardinha é grave.
Em nota, emitida no início da noite, a família do músico afirmou que a internação não foi causada por parada cardiorrespiratória ou infarto, mas o motivo ainda não foi esclarecido.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Diferentemente do que circulou em algumas mensagens, nosso querido compositor e multi-instrumentista nao sofreu um infarto ou parada cardiorrespiratória. Queremos tranquilizar a todos quanto a isso. Também está em setor do hospital destinado a pacientes não Covid", disseram os familiares em comunicado.
Leia a íntegra da nota da família de Tarcísio Sardinha:
"COMUNICADO - Dos familiares de Tarcísio Sardinha
Fortaleza, 9 de janeiro de 2022, 18h45
A família de Tarcísio Sardinha agradece a todos pelas mensagens, telefonemas, orações, vibrações positivas e pela preocupação quanto à saúde de nosso querido mestre.
Sardinha deu entrada na manhã deste domingo em um hospital de Fortaleza, onde está sendo muito bem assistido por todos os profissionais de saúde, a quem agradecemos muito.
Diferentemente do que circulou em algumas mensagens, nosso querido compositor e multi-instrumentista nao sofreu um infarto ou parada cardiorrespiratória. Queremos tranquilizar a todos quanto a isso. Também está em setor do hospital destinado a pacientes não Covid.
Nós, familiares, estamos neste momento lidando com todas as demandas geradas por essa situação, priorizando todo o possível e necessário para que nosso amado Sardinha se recupere plenamente e o quanto antes. Por isso não conseguiremos, infelizmente, responder às inúmeras mensagens e aos incontáveis telefonemas que temos recebido.
Pedimos a compreensão de todos. Neste momento, o foco é na assistência e na torcida pela recuperação plena. Agradecemos a todos e nos comprometemos a dentro do possível mantê-los informados. Sardinha está sendo devidamente atendido e acompanhado, com tudo de que precisa e tudo que é possível neste momento. Precisamos e agradecemos pelas orações, vibrações, desejos de melhoras.
Nossos agradecimentos.
Familiares de Tarcisio Sardinha
Trajetória musical
O também professor e arranjador tem uma trajetória extensa na música. Nascido em uma família de músicos, começou seus estudos sozinho quando era uma criança. Aos 15 anos, passou a se apresentar em rodas de choro. Desde a década de 1990, trabalha como professor de oficinas. Ainda é conhecido por harmonizar nos mais diversos gêneros musicais.
Durante sua trajetória, apresentou-se ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Belchior, Fagner, Amelinha, Dominguinhos e Ednardo. Além disso, foi responsável pela direção musical de shows de artistas como Falcão, Fausto Nilo, Zeca Baleiro, Waldick Soriano e Clementina de Jesus.
Seu apelido “Sardinha” surgiu no fim dos anos 1980, quando participou do “Pixinguinha”, primeiro grupo profissional de choro de Fortaleza. O criador da banda, Tróglio, lhe deu o nome em homenagem ao violonista Aníbal Augusto Sardinha.
No fim do ano passado, lançou o disco “Brasileirando”, de 1999, em todas as plataformas digitais. No álbum, há faixas como “Jumento com Coalhada”, “Conversa de Bêbado”, “Fim de Tarde” e “mar de Iracema” e “Meninar”.
Outras obras integram sua discografia, como “Carlinhos Patriolino e Tarcísio Sardinha Ao Vivo” (1998) e “Choro” (2008). Estes, porém, não estão nos streamings de música.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente