Mulheres no cinema: 12% dos filmes mais populares de 2021 são de diretoras
De acordo com o "Celluloid Film", do Centro de Estudos sobre Mulheres na Televisão e no Cinema, somente 12% dos filmes mais populares de 2021 foram dirigidos por mulheresApesar de haver uma recente inclusão no cinema internacional, as mulheres ainda possuem pouco espaço na indústria cinematográfica. De acordo com o levantamento “Celulloid Film”, realizado Centro de Estudos sobre Mulheres na Televisão e no Cinema, somente 12% dos 100 filmes mais populares de 2021 nos Estados Unidos foram dirigidos por mulheres.
Em 2020, esse número equivalia a 16%. “As aparências enganam. Enquanto Chloé Zhao ganhou o Oscar no ano passado por dirigir Nomadland e Jane Campion é a pioneira na corrida deste ano por ‘The Power Of The Dog’, a porcentagem de mulheres dirigindo filmes realmente diminuiu em 2021”, afirmou Martha Lauzen, fundadora do centro, em nota divulgada pelo The Hollywood Reporter.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Basear nossas percepções de como as mulheres estão se saindo nas merecidas fortunas de apenas algumas mulheres de destaque pode nos levar a conclusões imprecisas sobre a situação do emprego feminino”, continuou.
Em 2021, Chloé Zhao marcou a história por se tornar a primeira mulher de descendência asiática a ganhar o Oscar na categoria de “Melhor Direção”. Ela venceu com seu filme “Nomadland”, mas também já produziu outras produções famosas, como o recente “Eternos”, do Universo Cinematográfico da Marvel.
A diretora, porém, foi apenas a segunda mulher a receber o prêmio. Antes dela, somente Kathryn Ann Bigelow havia ganhado por “Guerra ao Terror”, em mais de 90 anos de premiação.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.