Filme brasileiro "Deserto Particular" fica de fora do Oscar; veja pré-lista
"Deserto Particular", do baiano Aly Muritiba, havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer ao Oscar de "Melhor Filme Internacional"Filme brasileiro “Deserto Particular”, do baiano Aly Muritiba, não está mais na disputa por um Oscar na categoria de “Melhor Filme Internacional”. O longa-metragem havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para competir à premiação, considerada uma das maiores do cinema mundial.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou algumas das obras que estão na pré-lista. Na lista internacional, há produções de países como México, Panamá, Espanha, Itália, Japão, Itália, Irã, Alemanha e Finlândia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Oscar ainda divulgou outras categorias: “Melhor Documentário”, “Melhor Documentário de Curta-Metragem”, “Melhor Maquiagem e Penteados”, “Melhor Banda Sonora”, “Melhor Canção Original”, “Melhor Curta-Metragem de Animação”, “Melhor Curta-Metragem em Live Action”, “Melhor Mixagem de Som” e “Melhores Efeitos Visuais”.
Na competição dos documentários, há “Billie Eilish: The World's a Little Blurry”, dirigido por R.J. Cutler e disponível no Apple TV. Obra mostra a trajetória da cantora e compositora Billie Eilish durante o período de gravação e divulgação de seu primeiro álbum.
Também há “The First Wave”, de Matthew Heineman. Filme acompanha o cotidiano de um hospital na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, durante sua luta contra a pandemia do Covid-19.
Ainda abordando o coronavírus, outra produção documental é “In The Same Breath”, de Nanfu Wang, que revela a origem e o processo de propagação da doença desde seus primeiros dias em Wuhan, cidade da China, até sua disseminação em outros países.
Os indicados finais das categorias serão anunciados no dia 8 de fevereiro de 2022. O evento está marcado para acontecer no dia 27 de março.
Pré-lista de indicados ao Oscar 2022
Melhor Filme Internacional
- “Great Freedom”
- “Playground”
- “Lunana: A Yak in the Classroom”
- “Flee”
- “Compartment No. 6”
- “I’m Your Man”
- “Lamb”
- “A Hero”
- “The Hand of God”
- “Drive My Car”
- “Hive”
- “Prayers for the Stolen”
- “The Worst Person in the World”
- “Plaza Catedral”
- “The Good Boss”
Melhor Documentário
- “Ascension”
- “Attica”
- “Billie Eilish: The World’s a Little Blurry”
- “Faya Dayi”
- “The First Wave”
- “Flee”
- “In the Same Breath”
- “Julia”
- “President”
- “Procession”
- “The Rescue”
- “Simple as Water”
- “Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised)”
- “The Velvet Underground”
- “Writing with Fire”
Melhor Documentário de Curta-Metragem
- “Águilas”
- “Audible”
- “A Broken House”
- “Camp Confidential: America’s Secret Nazis”
- “Coded: The Hidden Love of J. C. Leyendecker”
- “Day of Rage”
- “The Facility”
- “Lead Me Home”
- “Lynching Postcards: “Token of a Great Day””
- “The Queen of Basketball”
- “Sophie & the Baron”
- “Takeover”
- “Terror Contagion”
- “Three Songs for Benazir”
- “When We Were Bullies”
Melhor Maquiagem e Penteados
- “Coming 2 America”
- “Cruella”
- “Cyrano”
- “Dune”
- “The Eyes of Tammy Faye”
- “House of Gucci”
- “Nightmare Alley”
- “No Time to Die”
- “The Suicide Squad”
- “West Side Story”
Melhor Banda Sonora
- “Being the Ricardos”
- “Candyman”
- “Don’t Look Up”
- “Dune”
- “Encanto”
- “The French Dispatch of the Liberty, Kansas Evening Sun”
- “The Green Knight”
- “The Harder They Fall”
- “King Richard”
- “The Last Duel”
- “No Time to Die”
- “Parallel Mothers”
- “The Power of the Dog”
- “Spencer”
- “The Tragedy of Macbeth”
Melhor Canção Original
- “So May We Start?”, de “Annette”
- “Down To Joy”, de “Belfast”
- “Right Where I Belong”, de “Brian Wilson: Long Promised Road”
- “Automatic Woman”, de “Bruised”
- “Dream Girl”, de “Cinderella”
- “Beyond The Shore”, de “CODA”
- “The Anonymous Ones”, de “Dear Evan Hansen”
- “Just Look Up”, de “Don’t Look Up”
- “Dos Oruguitas”, de “Encanto”
- “Somehow You Do”, de “Four Good Days”
- “Guns Go Bang”, de “The Harder They Fall”
- “Be Alive”, de “King Richard”
- “No Time To Die”, de “No Time to Die”
- “Here I Am (Singing My Way Home)”, de “Respect”
- “Your Song Saved My Life”, de “Sing 2”
Melhor Curta-Metragem de Animação
- “Affairs of the Art”
- “Angakusajaujuq: The Shaman’s Apprentice”
- “Bad Seeds”
- “Bestia”
- “Boxballet”
- “Flowing Home”
- “Mum Is Pouring Rain”
- “The Musician”
- “Namoo”
- “Only a Child”
- “Robin Robin”
- “Souvenir Souvenir”
- “Step into the River”
- “Us Again”
- “The Windshield Wiper”
Melhor Curta-Metragem em Live Action
- “Ala Kachuu - Take and Run”
- “Censor of Dreams”
- “The Criminals”
- “Distances”
- “The Dress”
- “Frimas”
- “Les Grandes Claques”
- “The Long Goodbye”
- “On My Mind”
- “Please Hold”
- “Stenofonen”
- “Tala’vision”
- “Under the Heavens”
- “When the Sun Sets”
- “You’re Dead Helen”
Melhor Mixagem de Som
- “Belfast”
- “Dune”
- “Last Night in Soho”
- “The Matrix Resurrections”
- “No Time to Die”
- “The Power of the Dog”
- “A Quiet Place Part II”
- “Spider-Man: No Way Home”
- “tick, tick...BOOM!”
- “West Side Story”
Melhores Efeitos Visuais
- “Black Widow”
- “Dune”
- “Eternals”
- “Free Guy”
- “Ghostbusters: Afterlife”
- “Godzilla vs. Kong”
- “The Matrix Resurrections”
- “No Time to Die”
- “Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings”
- “Spider-Man: No Way Home”
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente