Exemplar da primeira edição de 'Os Sertões' será leiloado em dezembro
Publicado em 1902, livro de Euclides da Cunha é considerado um marco da literatura e do jornalismo brasileiros. Além da obra, cartas de Jorge Amado também vão à leilãoUm dos exemplares da primeira edição do clássico "Os Sertões", do fluminense Euclides da Cunha, será leiloado no próximo dia 4 de dezembro, no Rio de Janeiro. É a primeira vez em 15 anos que um dos livros da edição original da publicação vai a leilão. As informações são do Estadão.
Os primeiros mil exemplares de "Os Sertões" têm nível de raridade acentuado porque contam com correções à tinta feitas pelo próprio autor na época.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Marco da literatura e do jornalismo brasileiros, o livro de Euclides da Cunha foi originalmente publicado em 1902 e aborda os contextos da Guerra de Canudos, que teve cobertura do autor como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo.
A livraria Letra Viva, organizadora do leilão, optou por não reencadernar a publicação e, ao invés disso, acondicioná-la em um estojo.
Além do exemplar raro de "Os Sertões", cartas do autor baiano Jorge Amado também compõem o leilão. Nelas, o escritor menciona um casaco que João Gilberto pegou emprestado dele, mas não devolveu, além de desabafar sobre o processo de escrita de "Dona Flor e Seus Dois Maridos".