Disney+ chega a Hong Kong sem episódio dos Simpsons sobre massacre na China
Episódio que referencia satiricamente o Massacre da Paz Celestial, ocorrido na China em 1989, não está disponível na plataforma Disney+Segundo o jornal inglês The Guardian, com informações da Agence France-Presse, o lançamento da plataforma de streaming Disney+ em Hong Kong foi marcado pela ausência de um episódio da animação "Os Simpsons" que referencia o Massacre da Paz Celestial, ocorrido na China em 1989. Não há dados acerca de quem tomou a decisão da exclusão, se a própria plataforma ou o governo chinês.
O episódio em questão é o 12º da temporada 16 da animação, exibido originalmente em 2005. Nele, a família viaja à China em busca de adotar um bebê e visita a Praça da Paz Celestial.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lá, a família Simpson se depara com uma placa que afirma satiricamente: “Neste local, em 1989, nada aconteceu”. Entre 15 de abril e 4 de junho daquele ano, um grande número de civis foi morto após repressão do governo chinês contra um protesto pacífico.
Hong Kong é um território autônomo no sudeste da China que atua sob o princípio "um país, dois sistemas", a partir do qual possui um sistema político diferente do chinês. Apesar disso, casos de censura e aplicação de leis vindas da China vem se tornando constantes na região.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente