Regina Duarte defende 'Dia da Consciência Branca' e recebe críticas
A ex-atriz global afirmou que as pessoas se "vitimizavam" por conta do passado e que era necessário "parar de olhar para trás"Regina Duarte, ex-secretária da cultura do Governo Bolsonaro, criticou nas redes sociais a existência do Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro no Brasil. A atriz questionou o motivo pelo qual outras raças não são homenageadas e usou um vídeo de 16 anos atrás, onde o ator estadunidense Morgan Freeman também critica a celebração. No entanto, Regina omitiu que o próprio artista mudou de opinião e hoje apoia o movimento Black Lives Matter.
"Quando teremos o Dia da Consciência Branca , Amarela, Parda…?", questionou a ex-secretária. "Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? maduros, evoluídos , conscientes de nossa luta , irmanados em nossa capacidade, de sermos… humanos? Simplesmente irmãos?", completou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O texto foi escrito no Instagram, onde Regina Duarte compartilhou um vídeo de uma entrevista dada por Morgan Freeman no programa "60 Minutes", em 2006. Durante a gravação, o ator surgeriu que para acabar com o racismo, era necessário parar de falar sobre. No entanto, Freeman mudou de opinião e hoje apoia o movimento Black Lives Matter, além de usar as redes sociais para falar sobre racismo e enaltecer personalidades negras. Porém, Regina não explicou na postagem que o vídeo era antigo e o artista havia mudado de opinião.
Após sofrer ataques, a ex-secretária desativou os comentários da publicação. No Twitter, internautas chamaram Regina de racista e comentaram que era desnecessário a existência de um Dia da Consciência Branca, tendo em vista os privilégios da classe.
Regina Duarte racista questiona quando terá o Dia da Consciência Branca.
— Izanildo Sabino -13.580 #ForaBolsonaroEBando (@izanildo_sabino) November 21, 2021
Quando que o branco foi raptado de suas terras colocado em navios negreiros em viagem de 02 meses, para se tornar escravos?
Que tal deixar sua resposta nos comentários pra ela?
Taí uma das razões, Regina Duarte, da necessidade de existir o Dia da Consciência Negra. pic.twitter.com/Nxcxu6FPwc
Mais uma vez Regina Duarte passou vergonha ao questionar sobre a "falta" de um dia da consciência branca. Esse tipo de comentário mostra a violência e a perversidade do "cidadão de bem" que, munido de ódio ao outro, busca legitimar e naturalizar sua posição de classe dominante.
— Gustavo Nassar Gaiofato (@gaiofact) November 22, 2021
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.