Filme cearense "Cabeça de Nego" estreia no Globoplay neste sábado, 20
O longa foi dirigido por Déo Cardoso e apresenta um jovem negro que luta por mudanças em uma escola da rede pública
10:40 | Nov. 19, 2021
O filme cearense "Cabeça de Nego" irá entrar para o catálogo do Globoplay a partir de sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A produção marca a estreia do cineasta Déo Cardoso na direção e roteiro de um longa-metragem e aborda temas como mobilização estudantil, precarização na educação e racismo.
Saulo Chuvisco (Lucas Limeira) é um estudante negro de uma escola pública, que enfrenta problemas como a falta de orçamento e discriminação, além da figura opressora do diretor (Carri Costa). Ao lado da professora Elaine (a carioca Jéssica Ellen), ele passa a discutir sobre movimentos sociais, como os Panteras Negras, partido revolucionário dos EUA.
Leia mais
-
Após passar mal, Dedé Santana adia estreia de circo
-
Caetano e Tom Veloso vencem "Gravação do Ano" no Grammy Latino
-
Grammy Latino tem cerimônia dedicada a Marília Mendonça
-
Vídeo: Camila Queiroz chora e desabafa após polêmicas de sua saída da Globo
-
O que você precisa saber sobre "30", o novo álbum de Adele
-
Sem Munduruku, Academia Brasileira de Letras elege Paulo Niemeyer Filho
Inspirado nos ensinamentos do grupo, Saulo decide lutar por mudanças na escola, o que não é bem visto por todos os alunos e professores. Até que ele sofre um insulto racista e decide reagir, o que resulta em sua expulsão da escola. No entanto, o estudante se recusa a sair, iniciando uma mobilização coletiva.
O filme foi lançado no dia 21 de outubro nos cinemas de Fortaleza. Segundo Déo, a história foi inspirada num estudante que conheceu. "Um menino, um poeta, super tímido, também se politizando, indignado com todo tipo de opressão, que não é um líder nato, mas articula pela poesia", disse em entrevista ao O POVO em outubro.
O longa chegou a concorrer entre os 15 filmes que representaram o Brasil, ao tentaram uma vaga na categoria de "Melhor Filme Internacional" do Oscar 2022, indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.