Disco de ouro e de platina? Entenda premiação na era do streaming
Volume de plays e views somados nas suas plataformas digitais garantem certificações de vendas a artistasOuros, platinas, duplas platinas, triplas platinas: certificações de vendas ambicionadas por músicos e selos fonográficos, outrora concedidas a vinis e CDS em formatos físicos, recentemente alcançaram também a música em formato digital. Na era do streaming, um artista pode alcançar a premiação pelo volume de plays e views somados em suas plataformas. Mas, afinal, o que é necessário para receber um Disco de Ouro no contexto on-line?
"Modernizar nosso prêmio para incluir o streaming de música é o passo lógico na evolução contínua dos prêmios de ouro e platina, e assim permite que a RIAA recompense melhores os sucessos dos discos de hoje", declarou Cary Sherman, presidente e CEO da Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos (RIAA) ainda em 2016. No Brasil, a certificação é feita pela Pró-Música Brasil – antiga Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) —, permitindo que os associados possam dar reconhecimento público a artistas que alcançaram altos níveis de venda em qualquer formato.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Disponibilizada pela ONErpm, a tabela de números para para um artista alcançar o disco de Ouro indica que o músico ou a banda precisa ter pelo menos 20 milhões de streams no seu single ou álbum. Basta somar o volume de plays em todas as plataformas que a música foi adicionada (áudio e vídeo) para chegar ao dado.
Em 2019, a artista Ludmilla conquistou certificados de platina dupla e ouro pelos hits “Favela Chegou”, com Anitta, e “A Boba Fui Eu”, com Jão, respectivamente.
Lista os números para o digital:
Ouro – 20.000.000 streams
Platina – 40.000.000 streams
Platina Duplo – 80.000.000 streams
Platina Triplo – 120.000.000 streams
Diamante – 150.000.000 streams
Diamante Duplo – 300.000.000 streams
Diamante Triplo – 450.000.000 streams