Além do estereótipo: veja lista de músicos nordestinos de diferentes ritmos
No Dia do Nordestino, conheça artistas que fogem dos estereótipos e são sucesso em suas áreas
10:51 | Out. 08, 2021
“Quem esquece de onde veio não sabe para onde vai. Sou vida difícil e dura, sou Nordeste brasileiro”, versa Bráulio Bessa. Assim como ele, há diversos famosos que carregam referências fortes do Nordeste: Juliette com seus cactos, Whindersson Nunes com seu humor, Xand Avião com seu forró, entre outros.
Nordestinos costumam ter muito orgulho de sua origem e referências, por isso há tantos artistas da região que faz questão de usar símbolos que representem sua cultura. Mas há também músicos nordestinos que passeiam por outras referências e fazem sucesso com suas singularidades.
Leia mais
-
Da peste negra à covid: como epidemias definem a história
-
Caixa Cultural Fortaleza reabre com exposição presencial nesta sexta, 8
-
Dia das Crianças: Cine Miau exibe filmes infantis no Dragão do Mar
-
"Cara e Coragem": Globo adotará linguagem neutra em nova novela
-
Porto Iracema abre inscrições para curso gratuito de escrita literária
Para celebrar o Dia do Nordestino, 8 de outubro, o Vida&Arte preparou uma lista com personalidades nordestinas que se destacam na arte, independente dos esteótipos. Confira:
1. Matuê
Nascido em Fortaleza, Ceará, e criado em Oakland, na Califórnia (EUA), Matuê é conhecido como um cantor de trap, subgênero do rap. Em setembro de 2020, chegou a quebrar o recorde de melhor estreia na versão brasileira do Spotify com o álbum "Máquina do Tempo", alcançando 4,6 milhões de reproduções nas primeiras 24 horas.
2. Pitty
Um dos nomes mais conhecidos do rock brasileiro contemporâneo, Pitty é natural de Salvador, Bahia. Já venceu prêmios importantes da música, com Melhores do Ano, Associação Paulista de Críticos de Arte, Prêmio Multishow de Música Brasileira e o MTV Video Music Brasil, além de ter sido indicada quatro vezes ao Grammy Latino.
3. Don L
Don L é um dos fundadores do grupo "Costa a Costa", que fez sucesso no cenário hip hop fortalezense dos anos 2000. Apesar dos muitos anos de carreira, o primeiro álbum solo veio em 2017, o "Roteiro pra Aïnouz, Vol. 3", inspirado no cinema de Karim Aïnouz, diretor cearense premiado em Cannes.
4. Far From Alaska
Formada em 2012 em Natal, Rio Grande do Norte, o grupo de rock Far From Alaska nasceu da união de ideias e influências dos amigos Emmily Barreto (vocais), Cris Botarelli (Steel Guitar, Sintetizador e vocais), Rafael Brasil (guitarra), Edu Filgueira (baixo) e Lauro Kirsch (bateria). Possui dois álbuns de estúdios, o "modeHuman", lançado em 2014, e o "Unlikely", lançado em 2017.
5. Lara Silva
Natural de Fortaleza, Lara ficou conhecida através de vídeos dançando funk nas redes sociais. Ela se mudou para São Paulo após receber uma proposta de um empresário para se tornar uma cantora de funk. Já lançou "Para e Repara", parceria com MC WM e Mad Dogz, "Pegando Fogo", com Pocah, e "Pode Ser Seu", com Japinha Conde.