Podcast de alunos da UFC sobre trabalhadores na pandemia ganha Prêmio UnBCast
O programa foi desenvolvido em uma disciplina do curso de Jornalismo da Universidade Federal do CearáO podcast "Essenciais", produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), ganhou o Prêmio UnBCast de Podcasts Universitários na categoria de Melhor Roteiro Não Ficcional. No programa são apresentados trabalhadores que não puderam exercer suas profissões remotamente durante a pandemia de Covid-19, como motoristas de ônibus e operadoras de caixa.
O projeto surgiu durante a disciplina de "Oficina de Formatos Sonoros", do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Clara Gantois, Clarice Nascimento, Davi Holanda, Miguel Araújo, Nathally Kimberly e William Barros são os alunos responsáveis pela produção, com a orientação da professora Rosane Nunes e apoio da Rádio Universitária FM.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sob a perspectiva do jornalismo narrativo, os produtores reuniram elementos da linguagem radiofônica para aproximar o ouvinte das rotinas abordadas. Disponível no Spotify, o primeira episódio conta com a participação dos motoristas de ônibus Pedro da Silva e Cláudio Carneiro e o segundo episódio apresenta as operadoras de caixa Beth Aquino e Maria Idelvânia.
Durante o desenvolvimento, a equipe optou por alternar as funções de produção, entrevistas e narração, roteiro e edição para que cada integrante pudesse experimentar diferentes papéis e contribuir com a elaboração do projeto. Em entrevista ao O POVO, os integrantes falaram sobre o projeto.
"Um dos nossos grandes desafios foi contar essas histórias sem contato presencial, sem a devida imersão na rotina daqueles trabalhadores", comenta Nathally. "Em outros tempos, nós teríamos ido aos terminais, aos ônibus, às farmácias, porque justamente o nosso desejo, a nossa intenção, era mostrar de perto a realidade daqueles trabalhadores. Mas sem essa possibilidade, a gente teve que tomar um cuidado muito especial na humanização das entrevistas", explica.
"Hoje em dia, a gente ainda tem um contato muito especial com cada um dos entrevistados, que doaram seu tempo, contando cada detalhe do que acontecia. Foi um respeito muito grande e uma confiança muita grande deles, de compartilhar tudo que viveram com a gente", conta. "Tentamos ao máximo trazer essa experiência, viver, entender e repassar para quem tá ouvindo, para que a gente possa ressaltar a importância dos nossos trabalhadores que foram peças-chaves na pandemia", declara.
Sobre o prêmio, Davi Holanda conta que a equipe não tinha expectativa de vencer, mas ficou muito feliz em receber o reconhecimento. "É uma premiação nacional, com mais de 27 avaliadores de todo o Brasil", explica. "Muita alegria e uma sensação de dever cumprido, mas tenho que confessar que foi uma surpresa", conta. A equipe ainda produzirá o terceiro episódio, que ainda não tem data de lançamento.
Sobre o Prêmio UnBCast
Essa foi a primeira edição do Prêmio UnBCast de Podcasts Universitários, que recebeu 86 inscrições nas 9 categorias propostas, incluindo mais de 40 instituições de ensino superior, de todas as regiões do País. O objetivo é "valorizar produções universitárias no campo da mídia sonora, incentivando seus(as) realizadores(as) e divulgando seus conteúdos em áudio". Além do podcast "Essenciais", outro programa cearense, "Fora o Baile", produzido por alunos da Unifor, também foi inscrito na premiação.
Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui