Podcast de alunos da UFC sobre trabalhadores na pandemia ganha Prêmio UnBCast
O programa foi desenvolvido em uma disciplina do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará
15:38 | Out. 04, 2021
O podcast "Essenciais", produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), ganhou o Prêmio UnBCast de Podcasts Universitários na categoria de Melhor Roteiro Não Ficcional. No programa são apresentados trabalhadores que não puderam exercer suas profissões remotamente durante a pandemia de Covid-19, como motoristas de ônibus e operadoras de caixa.
O projeto surgiu durante a disciplina de "Oficina de Formatos Sonoros", do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Clara Gantois, Clarice Nascimento, Davi Holanda, Miguel Araújo, Nathally Kimberly e William Barros são os alunos responsáveis pela produção, com a orientação da professora Rosane Nunes e apoio da Rádio Universitária FM.
Leia mais
-
Festival NOIA prorroga inscrições até próxima sexta, 8
-
Verdades Secretas 2 terá classificação inédita para maiores de 18 anos na Globo
-
Ator Caike Luna, o Cleitom de "Zorra Total", morre aos 42 anos
-
Ecléticos Livre Festival: idealizador reflete significados do nome do evento
-
Nome de Anahí surge em caso de lavagem de dinheiro, afirma site
-
Curso virtual e gratuito debate sobre a literatura de Machado de Assis
Sob a perspectiva do jornalismo narrativo, os produtores reuniram elementos da linguagem radiofônica para aproximar o ouvinte das rotinas abordadas. Disponível no Spotify, o primeira episódio conta com a participação dos motoristas de ônibus Pedro da Silva e Cláudio Carneiro e o segundo episódio apresenta as operadoras de caixa Beth Aquino e Maria Idelvânia.
Durante o desenvolvimento, a equipe optou por alternar as funções de produção, entrevistas e narração, roteiro e edição para que cada integrante pudesse experimentar diferentes papéis e contribuir com a elaboração do projeto. Em entrevista ao O POVO, os integrantes falaram sobre o projeto.
"Um dos nossos grandes desafios foi contar essas histórias sem contato presencial, sem a devida imersão na rotina daqueles trabalhadores", comenta Nathally. "Em outros tempos, nós teríamos ido aos terminais, aos ônibus, às farmácias, porque justamente o nosso desejo, a nossa intenção, era mostrar de perto a realidade daqueles trabalhadores. Mas sem essa possibilidade, a gente teve que tomar um cuidado muito especial na humanização das entrevistas", explica.
"Hoje em dia, a gente ainda tem um contato muito especial com cada um dos entrevistados, que doaram seu tempo, contando cada detalhe do que acontecia. Foi um respeito muito grande e uma confiança muita grande deles, de compartilhar tudo que viveram com a gente", conta. "Tentamos ao máximo trazer essa experiência, viver, entender e repassar para quem tá ouvindo, para que a gente possa ressaltar a importância dos nossos trabalhadores que foram peças-chaves na pandemia", declara.
Sobre o prêmio, Davi Holanda conta que a equipe não tinha expectativa de vencer, mas ficou muito feliz em receber o reconhecimento. "É uma premiação nacional, com mais de 27 avaliadores de todo o Brasil", explica. "Muita alegria e uma sensação de dever cumprido, mas tenho que confessar que foi uma surpresa", conta. A equipe ainda produzirá o terceiro episódio, que ainda não tem data de lançamento.
Sobre o Prêmio UnBCast
Essa foi a primeira edição do Prêmio UnBCast de Podcasts Universitários, que recebeu 86 inscrições nas 9 categorias propostas, incluindo mais de 40 instituições de ensino superior, de todas as regiões do País. O objetivo é "valorizar produções universitárias no campo da mídia sonora, incentivando seus(as) realizadores(as) e divulgando seus conteúdos em áudio". Além do podcast "Essenciais", outro programa cearense, "Fora o Baile", produzido por alunos da Unifor, também foi inscrito na premiação.
Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui