Festival online discute literatura e cultura LGBTQIA até sexta-feira, 30
A Flids - Festa Literária da Diversidade Sexual tem três dias de evento e contará com lançamentos de livros, mesas-redondas e apresentações de espetáculosA Flids - Festa Literária da Diversidade Sexual é um evento dedicado à produção artística LGBTQIA+ nas mais diversas linguagens: teatro, literatura, audiovisual e artes plásticas. A partir disso, reúne uma programação de lançamentos, mesas-redondas e apresentações. Neste ano, o festival começa hoje, 28, e segue até sexta-feira, 30.
Nesta quarta-feira, haverá o lançamento do livro “Raimundinha é a Mãe!”, escrito por Tarcísio Matos. A biografia publicada pela Editora Flids traça a trajetória do cearense Paulo Diógenes, que dá vida à Raimundinha. Assim a obra revela um panorama do humor e das drag queens no Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após esse primeiro momento, haverá um diálogo com várias gerações: estarão presentes Tchaka Drag Queen, Emma Salvatore e Deydianne Piaf.
Leia também | Alda Pessoa apresenta espetáculo "Discurso Sobre Nada" nesta quinta, 29
Ainda será transmitido o espetáculo “Atiraste Uma Pedra”, do Grupo Montação de Teatro. No enredo, artistas transformistas se despedem de uma boate que se tornou símbolo da cultura LGBTQIA+ e que está prestes a fechar suas portas.
Já na quinta-feira, será exibida a mesa “Telenovela, Gênero e Diversidade: uma conversa com Walcyr Carrasco”. Na data, o escritor e autor de novelas conversa com o jornalista Émerson Maranhão sobre suas produções.
No último dia do evento, Benedito Teixeira, Ari Areia e Dodora Guimarães se reúnem para homenagear Gilmar de Carvalho (1949 - 2021), escritor, professor e pesquisador da cultura cearense. Ele foi uma das pessoas que auxiliou na fundação da Flids.
Leia também | K-Expo 2021: Festival de cultura coreana reúne shows, concursos e tours
Haverá ainda uma discussão sobre o mercado editorial LGBTQIA+ no Brasil, que será transmitido também na sexta-feira, 30. O evento contará com a presença de Manuela Neves e Émerson Maranhão.
Programação completa
quarta-feira, 28
16 horas - Mesa: “Coletivos de Literatura LGBTQIA+ em Diálogo”, com Alexandre Rabelo, Jander Gomez, Mariana Mortani, Tales Pereira, Victor Augusto e mediação de Rafael Mesquita
18h05min - Bate-papo com Fabrício Viana e Deydiane Piaf
18h30min - Lançamento do livro “Raimundinha É A Mãe!”, de Tarcísio Matos
19h30min - Mesa “Presença LGBTQIA+ no Humor”, com Paulo Diógenes, Emma Salvatore, Tchaka Drag Queen e mediação de Deydianne Piaf
20h55min - Jornal Flids
21 horas - Apresentação de “Atiraste Uma Pedra”
quinta-feira, 29
15h30min - Homenagem ao Grab e à Parada da Diversidade em Fortaleza
16 horas - Mesa “LGBTQIA+ Repensando o Brasil”, com Rafael Mesquita, Jéssica Ipólito, Lila M. Salu
17h30min - Bate-papo com Roberto Muniz Dias e Deydianne Piaf
18 horas - Mesa “A Obra de Carlos Emílio Corrêa Lima”, com Rodrigo Marques, Carlos Emílio, Mona Gadelha e Nelson de Oliveira
20 horas - Mesa “Telenovela, Gênero e Diversidade: uma conversa com Walcyr Carrasco”, com mediação de Émerson Maranhão
20h55min - Jornal da Flid
21 horas - Apresentação “De Frente com Deydi”
sexta-feira, 30
15h30min - Mesa “Uma Homenagem a Gilmar de Carvalho”, com Benedito Teixeira, Ari Areia e Dodora Guimarães
17 horas - Bate-papo com Mário Fellipe, Seu Rosinha e mediação de Deydianne Piaf
17h40min - Mesa “Para Viver de Literatura: Atualidades do Mercado Editorial LGBTQIA+”, com Manuela Neves e Émerson Maranhão
19 horas - Bate-papo com Lena Oxa e Deydianne Piaf
19h30min - Mesa “Observatório da Diversidade: Inclusão LGBTQIA+ na Publicidade”, com Rafael Mesquita, Ariel Nobre e Sleeping Giants Brasil
20h55min - Jornal da Flids
21 horas - Apresentação “Live da Raimundinha”
Flids
Quando: de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30
Onde: no canal do Youtube do evento
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.