Álbum de estreia de Roger Marza apresenta músicas inspiradas na natureza
O álbum "Alma da Terra", do saxofonista Roger Marza, tem onze faixas e está disponível em todas as plataformas de streaming de músicaEm seu álbum de estreia, o saxofonista e jornalista Roger Marza mescla o saxofone com os sons típicos da natureza. “Alma da Terra”, que foi lançado na última quinta-feira, 15 de julho, faz o ouvinte imergir no meio ambiente por meio de suas 11 faixas.
Baleias jubarte, golfinhos, pássaros, água corrente, cigarras e folhas têm suas sonoridades misturadas com as melodias típicas do jazz. Todos os elementos naturais foram gravados por pesquisas científicas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Anitta pode ser indicada ao Grammy, segundo previsão da Billboard
A primeira música "So Whale", por exemplo, traz o saxofone alto com o som de duas espécies de baleias do banco de dados da Ocean Sound, organização não governamental que foca no registro da comunicação entre os animais marinhos.
Já a última obra leva o nome do disco “Alma da Terra”. O instrumento utilizado por Roger Marza dialoga com os conteúdos enviados para o artista pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), do Chile. A instituição opera o Atacama Larger Millimeter Submillimeter Array (Alma), um telescópio que estuda a radiação de objetos frios do universo.
Leia também | Barões da Pisadinha a John Mayer: 15 lançamentos musicais da semana
Além destas duas canções, há títulos como “Healing Tress”, “Symbiosis”, “H2O”, “Conversando com os Pássaros” e “Cigarras em Marte”. Esta última reúne sons captados pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) e de cigarras do Parque Villa Lobos, em São Paulo.
O processo de produção durou cinco meses, entre dezembro de 2020 e abril deste ano. Com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do coronavírus, o trabalho foi feito quase todo em casa.
Leia também | #FreeBritney: um exército digital que vai além dos fãs da pop star
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.