Júri do Globo de Ouro é proibido de aceitar presentes

A organização do Globo de Ouro proibiu seus membros de aceitar presentes e viagens, depois que uma polêmica envolvendo ética e práticas duvidosas levou ao cancelamento da cerimônia de gala do cinema no próximo ano

16:00 | Jul. 17, 2021

Por: AFP
Globo de Ouro enfrenta uma série de críticas por causa da falta de diversidade (foto: ROBYN BECK/AFP)

A organização do Globo de Ouro proibiu seus membros de aceitar presentes e viagens, depois que uma polêmica envolvendo ética e práticas duvidosas levou ao cancelamento da cerimônia de gala do cinema no próximo ano.

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) tenta fazer uma reestruturação, em meio a críticas generalizadas a seu histórico relacionadas à diversidade e transparência. O grupo exclusivo, formado por cerca de 80 jornalistas da área de cinema, foi acusado de usar o prestígio que acompanha uma indicação ou vitória no Globo de Ouro para obter vantagens e acesso privilegiado aos astros da indústria cinematográfica americana.

De acordo com as "novas políticas envolvendo presentes, viagens e conflito de interesses", os membros da HFPA "não podem aceitar materiais promocionais ou outros presentes de estúdios, publicitários, atores, diretores ou outras pessoas ligadas a filmes e programas de TV".

Leia também | Festival de Cannes entra na reta final antes de premiação no sábado

"A HFPA continua dedicada à mudança transformadora que descreveu em seu plano de reforma e cronograma de maio", afirmou o grupo em um comunicado à AFP. "Ontem, a organização estabeleceu novas pautas-chave para avançar com a reforma."

Entre as reformas mencionadas, a organização criou uma linha direta para receber denúncias (que serão investigadas por um grupo independente), aprovou um novo código de conduta e contratou assessores de diversidade, igualdade e inclusão.

O Globo de Ouro é um dos prêmios mais importantes de Hollywood, mas seu futuro é questionado. Uma carta assinada por mais de 100 publicitários da indústria pediu à HFPA em março o fim do "comportamento discriminatório, da falta de profissionalismo e ética e da suposta corrupção financeira". Essas questões se somaram às críticas feitas anteriormente pelo movimento Time's Up, pela igualdade de gênero.

Celebridades como Scarlett Johansson e Mark Ruffalo consideraram as reformas promovidas pelos organizadores do Globo de Ouro lentas e inadequadas, enquanto Tom Cruise devolveu seus três prêmios, em protesto. Estúdios poderosos, como Warner Bros, Netflix e Amazon, anunciaram que não irão trabalhar com a HFPA até que mudanças mais significativas aconteçam.

Leia também | Netflix, Disney Plus e Prime Video: veja os lançamentos do fim de semana

Em maio, a NBC cancelou sua transmissão da cerimônia do próximo ano. No mês passado, dois membros renunciaram, em protesto contra o "ambiente tóxico" da associação.

"Continuaremos atualizando a indústria sobre o nosso avanço, à medida que votarmos novos estatutos, que irão criar uma organização inclusiva, diversa e responsável, da qual nossos membros, partes interessadas e parceiros se orgulhem", indicou a HFPA.

 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.