Academia de Ecocidadãos: Game promove conscientização ambiental em crianças
Game "Academia de Ecocidadãos", disponível para dispositivos Android, foi feito pelo O POVO para o grupo Marquise com o objetivo de disseminar a conscientização ambiental nas criançasPromover a conscientização ambiental de uma maneira lúdica para as crianças é um dos principais objetivos do game “Academia de Ecocidadãos”, disponível para dispositivos com sistema operacional Android. O conteúdo foi criado pelo O POVO para o Grupo Marquise.
Dentro do aplicativo, é possível escolher entre três minijogos: “Agente Ecocidadão”, que propõe ao público coletar resíduos enquanto combate inimigos da cidade; “Conexão Sustentável”, em que é possível reunir lixo de um mesmo tipo para descartá-los da maneira correta e ganhar pontos; e “Quiz Ecocidadão”, que testa os conhecimentos sobre cidadania e ecologia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Com o objetivo de estimular a conscientização socioambiental da população, por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos e a redução da incidência de lixo solto nas ruas, criamos o game ‘Academia de Ecocidadãos’”, explica Vini Fernandes, gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Marquise.
Leia também | "Turma da Mônica - Lições": Cascão aparece em novo cartaz
Segundo ela: “o Super Ecocidadão irá auxiliar os jogadores a se capacitarem sobre temas relacionados à sustentabilidade, como coleta seletiva e consequência dos descuidos com o meio ambiente. Investimos muito nessa geração para que essa consciência coletiva de cuidado ao meio ambiente seja plantada desde cedo”.
O processo de modernização das atividades lúdicas do grupo empresarial era pensado há alguns anos, mas a situação foi acelerada com o isolamento social rígido provocado pela pandemia do coronavírus.
“Nós já usávamos, por exemplo quadrinhos e cartas nas ações feitas presencialmente. Então, resolvemos desenvolver atividades similares de forma online e alcançar mais pessoas”, afirma Vini Fernandes. Para isso, o Marquise firmou parceria com O POVO.
Leia também | Prêmio Kindle de Literatura abre inscrições nesta quinta-feira, 15
“Tínhamos que produzir jogos que fossem divertidos e educativos, que promovem impacto social de um jeito sério, mas lúdico. Tinham que ser intensos nas mensagens, mas simples de entender e jogar, ou seja, um pouco de cada coisa”, pontua o desenvolvedor Ítalo Furtado.
Para isso, inspirou-se em três formatos mundialmente famosos, como os jogos “come-come”, de encaixe de peças, e de perguntas e respostas de auditório. “Foi um processo muito denso de adaptação às temáticas colocadas. A dedicação da coleta de lixo, a importância de separar materiais por tipo de lixo e saber os conteúdos acerca do tema foram as nossas principais preocupações”, explica.
O projeto integra o projeto Ecocidadão do grupo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre as questões socioambientais. Há, por isso, ações para promover conhecimentos sobre a educação ambiental, a correta destinação dos resíduos sólidos e importância da redução de lixos nas ruas.
Leia também | Na contramão da "folclorização", evento virtual discute cultura popular
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.