Você é Mandrake? Entenda a gíria que ganhou fama no TikTok
O termo tem ganhado cada vez mais destaque nas redes sociais, músicas e modaCom origem na periferia de São Paulo, a gíria mandrake saiu da quebrada para dominar as redes sociais. Foi através do TikTok que o termo se popularizou, passando a atingir a moda, música e até a influenciar o estilo de vida de quem se considera mandrake ou mandraka, termo usado no feminino.
A palavra vem do inglês e se refere a mandrágora, uma planta que tem atributos afrodisíacos, alucinógenos, analgésicos e narcóticos. Já a gíria é usada para descrever alguém estiloso e que chama atenção dos outros ao seu redor.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Netflix, Disney Plus e Amazon Prime Video: veja lançamentos de julho
A trend "virar mandraka" já foi usada mais de 120 mil vezes no TikTok. Nos vídeos, as pessoas se transformam em mandrake ou mandraka usando elementos característicos do estilo: as meninas aderem ao cabelo escuro e liso, sobrancelha cortada, piercings, tatuagens, correntes e roupas de marca; os meninos aderem aos mesmos elementos, com mudança apenas no cabelo: cortado na régua e descolorido.
Os youtubers também aproveitaram a gíria em alta para transformar em tema de vídeo. Influenciadoras de beleza compartilharam tutoriais em que se transformam em madrakas a partir do uso de maquiagem e acessórios característicos.
A gíria não faz sucesso apenas nas redes sociais, mas também na música. A palavra "Mandrake" ou "Mandraka" fez sucesso no funk através dos hits de MC Paulin da Capital, que desde 2019 usa o termo em suas letras. Em parceria com MC Dricka, ele lançou o clipe de "Casal Mandrake" para falar sobre como seria um casal seguindo o estilo. "Eu 'to de Flack, ela também / Eu 'to de Ju, ela de Penny / Pistolinha no pingente", cantam no refrão, ao se referir aos acessórios da Oakley: tênis (flack) e óculos (juliet e penny).
O funkeiro repetiu a fórmula Mandraka em uma parceria com MC Lipi e DJ GM em "Mulher Cativante", clipe que já acumula mais de 100 milhões de visualizações no canal Kondzilla no YouTube. Na música ele descreve a mulher mandraka: "Mulher cativante, sorriso perfeito / Piercing no nariz, tatuagem no peito / Seu perfume é Carolina Herreira / Sempre onde passa, claro, fica o cheiro / Na balada é mais cobiçada / De Morena Rosa, sandália da Prada / Carteira de couro, ouro no pescoço / Unha francesinha e bem maquiada". O refrão fala: "Que ela é minha mandraka, né? / 'Tava comigo quando eu não tinha nada / Hoje eu dou ouro, hoje eu dou prata / Merecedora de fé".
Os Mandrakes vão além do visual marcante e das músicas, também é sobre estilo de vida. O site "Frases de Maloka" exemplifica através de afirmações usadas por esse público: "Não sou dono do mundo, mas eu sou filho do dono", "saúde e paz, o resto, nós corre atrás…", "se eu ligar pras coisas que os outros fala, eu nunca vou ter nada", "agindo no silêncio pra não atrair mau-olhado", "ela é chave de cadeia, meu chegado, mas por essa vale a pena ver o sol nascer quadrado" e "malandragem de verdade é viver".
E você, se identificou como Madrake/Mandraka?
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.