Quatro livros juvenis brasileiros que foram parar no cinema; veja lista
Com o anúncio da protagonista da adaptação da série de livros Fazendo Meu Filme, veja lista com obras literárias juvenis que já viraram filme e foram parar no cinema
21:58 | Jun. 29, 2021
Na última quarta-feira, 23, a autora mineira Paula Pimenta realizou uma transmissão ao vivo no seu perfil no Instagram para anunciar o nome da atriz que será a protagonista da série de livros “Fazendo Meu Filme” (FMF). Bela Fernandes, artista paulista, dará vida à Fani, personagem principal da história.
Mas esta não é a primeira obra de Paula Pimenta a ganhar uma adaptação audiovisual. Em 2019, o seu livro “Cinderela Pop” virou filme e contou com a presença da atriz, cantora e apresentadora Maisa Silva no papel principal.
Lista: confira quatro obras juvenis brasileiras que já foram adaptadas para o cinema
Ela Disse, Ele Disse
O filme é inspirado no livro homônimo da autora carioca Thalita Rebouças. A trama alterna entre a narração de Rosa e Léo, dois adolescentes que ingressam em uma nova escola e precisam se adaptar à nova rotina. Além dessa novidade, eles precisam lidar com um turbilhão de sentimentos típicos da adolescência.
A obra ganhou as telas do cinema em 2019 e foi estrelada por Duda Matte e Marcus Bessa. Além deles, Maisa participou do longa, no papel da antagonista Júlia. A direção ficou por conta de Claudia Castro, que já dirigiu episódios da série “Magnífica 70” (HBO).
A produção está disponível na Amazon Prime Video.
Meus 15 anos
O longa-metragem foi lançado em 2017 e protagonizado pela atriz, cantora e apresentadora Larissa Manoela. A produção foi inspirada no livro da escritora brasileira Luiza (Luly) Trigo. Embora as obras tenham algumas diferenças, o enredo acompanha Bia, uma adolescente prestes a fazer 15 anos.
Além de Larissa, o filme conta com a presença de atores já conhecidos pelo público infantojuvenil, como Lorena Queiroz e Clara Caldas. Rafael Infante, Victor Meyniel e Pyong Lee complementam o elenco. A cantora Anitta também participa do longa.
Disponível no YouTube Filmes.
Fala sério, mãe!
Mais uma vez Larissa Manoela assume o protagonismo em uma adaptação. A atriz interpreta Maria de Lourdes (Malu), a filha. A artista divide as cenas com Ingrid Guimarães, que faz o papel da mãe (Ângela Cristina). A história é narrada do ponto de vista das duas e mostra questões relativas à maternidade, adolescência e o relacionamento entre mãe e filha.
O livro, escrito por Thalita Rebouças, já havia sido adaptado duas vezes. Em 2006, a história ganhou os palcos do teatro, com as atrizes Josie Pessôa e Thais Müller interpretando Malu (em idades diferentes) e Regiana Antonini no papel da mãe. Já em 2012, a trama foi para a televisão ao ser o enredo do episódio “A mãe da Barra”, estrelado por Glória Pires, da série “As Brasileiras” (Globoplay).
O filme, lançado em 2017, está disponível no Telecine Play e na Globoplay.
Cinderela Pop
A primeira adaptação cinematográfica de uma obra da escritora Paula Pimenta foi lançada em 2019. A produção, inspirada no conto da Cinderela, conta a história de Cíntia Dorella. Após a separação dos pais, a adolescente fica desiludida com relação ao amor, mas depois de se transformar em uma badalada DJ, ela conhece o jovem cantor Freddy Prince.
O filme é estrelado por Maisa e conta com a participação de Fernanda Paes Leme, Sérgio Malheiros, Letícia Pedro e Kíria Malheiros. Filipe Bragança e Giovanna Grigio, que já atuaram juntos na telenovela infantojuvenil Chiquititas, completam o elenco.
Disponível na Netflix.
Leia mais:
Netflix em julho: lançamentos de filmes e séries; He-Man, Atypical e mais
Disney Plus em julho: filmes e séries que chegam ao catálogo; confira
Netflix confirma terceira temporada de Sex Education para setembro
Atriz americana de origem colombiana será Branca de Neve em filme da Disney