Aos 89 anos, comunicador Augusto Borges morre em Fortaleza

Pioneiro na TV e no rádio do Ceará, Augusto vinha enfrentando dificuldades após Acidente Vascular Cerebral (AVC)

10:29 | Jun. 22, 2021

Por: João Gabriel Tréz
Augusto Borges no projeto "Histórias da Nossa História" da TV Ceará (foto: Reprodução/Youtube)

Nome pioneiro da rádio e TV no Estado, o comunicador Augusto Borges morreu nesta terça-feira, 22, em Fortaleza, aos 89 anos. O cearense sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) no ano passado e vinha enfrentando sequelas nos últimos meses. Ao longo de quase sete décadas de carreira, Augusto marcou a história da comunicação cearense. 

Augusto esteve na formação inicial da histórica TV Ceará (Canal 2), marco da televisão cearense. Na TV Ceará atual - que herdou o nome da pioneira -, comandou o programa "Ontem, Hoje e Sempre". Apresentou também o "Show do Mercantil", que revelou talentos do Estado em vários setores do mundo artístico. 

Leia também | Confira o especial do OP + sobre os 60 anos de história da TV Ceará

Além da participação nos jornalísticos da emissora, Augusto também se envolveu na produção de novelas, como conta a colega Jane Azeredo, que era atriz da TV Ceará Canal 2. "Eram vários realizadores, como João Ramos, Hildeberto Torres, Guilherme Neto e ele. Augusto, além de realizador, era ator, também, atuou em várias novelas inclusive junto comigo. Ele era uma pessoa muito atuante dentro da TV", destaca a veterana.

Dentre os programas apresentados por ele, Jane lembra também de "Na ponta dos pés", dedicado ao balé. "Augusto era um companheiro de trabalho, uma pessoa responsável, tanto que até bem pouco tempo se manteve ainda no ar, trabalhando. Era um apaixonado pelo trabalho", afirma.

Conforme o livro  “A Televisão no Ceará (1959/1966)”, lançado originalmente em 1985 pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho (1949-2021), Augusto teve atuação também em programas humorísticos, esportivos e de variedades.

"A TV me abriu muitos caminhos, me mostrou muitos amigos. Eu fiz e faço um trabalho com muito amor. Eu trabalho com muito amor. Sei que, com o tempo, tudo passa, mas o que se fez e o que se faz, fica. Fica na sua cabeça, fica na cabeça de muitos, na lembrança de todos", destacou o comunicador em gravação feita pela TV Ceará em 2019.

Em entrevista ao O POVO, o dramaturgo e ator Ricardo Guilherme lembrou de inúmeras passagens com o amigo Augusto. Uma delas é a de que foi do comunicador a última imagem da TV Ceará Canal 2, em julho de 1980.

"A imagem que foi cortada no lacre dos transmissores da TV Ceará Canal 2 era exatamente Augusto Borges pedindo ao interventor da ditadura militar, João Figueiredo, que reconsiderasse o fechamento", recupera Ricardo. "É bonito e comovente, ele estava no primeiro dia da emissora e no último".

O governador Camilo Santana prestou sentimentos à família, amigos e admiradores de Augusto, a quem definiu como "um dos maiores comunicadores do estado".

O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do estado. Augusto Borges, 89, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. pic.twitter.com/48BcTBPA26

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) June 22, 2021

No Instagram, a TV Ceará fez postagem em homenagem à memória do comunicador.