Curta brasileiro é selecionado para mostra no Festival de Cannes

O curta-metragem "Cantareira", do cineasta Rodrigo Ribeyro, estará presente na mostra "Cinéfondation" do Festival de Cannes

15:33 | Jun. 16, 2021

Por: Clara Menezes
'Cantareira', de Rodrigo Ribeyro, foi selecionado para mostra no Festival de Cannes (foto: Divulgação)

Um curta-metragem brasileiro foi selecionado para a mostra “Cinéfondation”, do Festival de Cannes. “Cantareira”, do cineasta Rodrigo Ribeyro, estará na seleção destinada exclusivamente aos novos diretores do cinema que ainda são estudantes.

O filme, produzido como o trabalho de conclusão de curso para a Academia Internacional de Cinema de São Paulo, é resultado do processo de reflexão do profissional sobre a própria vida pessoal.

Leia também | Documentário do Globoplay aborda memórias do humorista Bussunda

O enredo acompanha a trajetória de Bento e Sylvio, que são, respectivamente, neto e avô. Os dois mantêm raízes na Serra da Cantareira, em São Paulo, mas estão em momentos diferentes.

O jovem vive na capital paulista e se sente solitário na cidade mais populosa do Brasil. Já o idoso está preocupado com a situação do lugar em que vive, que foi submetido aos “avanços” do capitalismo e perdeu vários de seus aspectos naturais.

Leia também | Ator de dorama, Park Seo-joon deve entrar para elenco de Capitã Marvel

Neste paradoxo entre a metrópole e a natureza, o curta propõe reflexões sobre a realidade brasileira e as rápidas transformações causadas pela ideia do desenvolvimento econômico.

“O filme acompanha uma mudança que hoje acontece na Serra da Cantareira. Há um impacto econômico, ambiental e social que tem seus prós e contras, suas ambiguidades. Por conta disso, há vários aspectos documentais como, por exemplo, a locação da cena final, a Pedreira do Dib, que neste momento está sendo fortemente descaracterizada", diz o realizador em nota à imprensa.

Leia também | Elize Matsunaga: história do crime contra marido vira série da Netflix

A obra conta com fotografia de Dani Drummond e arte de Gabriela Taiara. Conteúdo estará presente na mostra entre os dias 6 e 17 de julho, quando acontece o Festival de Cannes deste ano.

Outros brasileiros também marcarão presença durante um dos maiores eventos do cinema mundial. Entre eles, está o documentário "O Marinheiro das Montanhas", do cearense Karim Ainouz.

Leia também | Cinemas reabrem em Fortaleza; veja os filmes em cartaz durante a semana

O longa registra a primeira viagem do diretor à Argélia, que é o país onde seu pai nasceu. A narrativa revela a história de seus pais, os conflitos no país, além das memórias da infância em Fortaleza.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.