Semana do Meio Ambiente: Confira agenda de oficinas e exibições sobre o tema
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado oficialmente no sábado, 5 de junho, mas a programação da Semana do Meio Ambiente já começou. Confira!Todos os anos vários eventos acontecem em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no sábado, 5 de junho. A data propõe reflexões sobre a relação entre os seres humanos e o meio ambiente.
Durante a semana anterior, também chamada de “Semana do Meio Ambiente”, muitos eventos acontecem. Entre eles, estão iniciativas que conectam a arte, a cultura e a natureza. Confira algumas dicas abaixo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Arte e ecologia
A oficina destinada a diversos públicos tem o objetivo de explorar as possibilidades da impressão botânica. No evento, a educadora Tereza Grimaldi mostrará diferentes formas e texturas de folhas, flores e caules para a produção artística. As inscrições serão gratuitas e, quem se inscrever, receberá um vídeo explicativo para o dia do curso.
Durante a aula, o público precisará de alguns recursos, como gelatina, glicerina, folhas de papel de jornal, potes e detergente. Mais informações estão disponíveis no site do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).
Quando: sexta-feira, 4, às 16 horas
Onde: na plataforma Zoom
Inscrições gratuitas: no site do MAM SP
Aventuras na Amazônia
Por que o Curupira, um dos mais conhecidos personagens do folclore brasileiro, não faz nada sobre as queimadas da Amazônia? Com esse questionamento, a contadora de histórias Isis Madi e a artista Clara de Cápua guiam as crianças para dentro de uma viagem pela floresta.
“Histórias de Florestas” mescla linguagens e está disponível até dia 19 de junho no site e no canal do Youtube do Itaú Cultural.
Quando: até 19 de junho
Onde: no site e no canal do Youtube do Itaú Cultural
Especial Amazônia
A Mostra Ecofalante realiza a “Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia” de quarta-feira, 2, até 9 de junho. Durante o evento, haverá transmissão de filmes, webinários e ciclo de debates. Tudo será transmitido na plataforma de streaming Belas Artes À La Carte.
Entre as obras audiovisuais que serão exibidas, estão “Soldados da Borracha”, de Wolney Oliveira, “Amazônia, o Despertar da Florestania”, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, “Edna”, de Eryk Rocha, e outros.
Um dos principais destaques é a exibição da série original da HBO "Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado". O documentário revela a história da grande rodovia, que teve suas obras iniciadas durante a ditadura militar. Extração ilegal da madeira, rotina dos garimpeiros e abandono da região são algumas das temáticas abordadas.
Quando: de quarta-feira, 2, até 9 de junho
Onde: no site do evento e no Belas Artes À La Carte
Cartão Postal
O Programa CCBB Educativo promove a “Oficina de Cartão Postal”, neste sábado, 5, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Iniciativa acontece pelo Zoom e tem como público-alvo crianças acima de 5 anos.
O evento busca estimular a criação de cartões postais com elementos do patrimônio ambiental de cada um dos participantes. O objetivo é explorar vários aspectos culturais, ecológicos, históricos e econômicos das paisagens.
Quando: sábado, 5 de junho, às 10 horas
Onde: na plataforma Zoom
Inscrições: no Sympla
Memória do coco
Preservar a memória da Praia do Iguape é o principal objetivo do documentário “Memória do Coco da Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira”, que será exibido no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura nesta quinta-feira, 3, às 20 horas.
O conteúdo audiovisual, dirigido por Kelly Brown e produzido pelo Caldeirão das Artes, traz relatos de alguns Mestres, de brincantes de coco e de pescadores da região.
Além disso, mostra os esforços dessas pessoas para preservar a memória do lugar a partir do repasse das tradições às novas gerações. A obra integra o programa #NaRedeComDragão e estará disponível até dia 8 de junho.
Quando: quinta-feira, 3, a partir das 20 horas
Onde: no canal do Youtube do Dragão do Mar
Livros para crianças
Para aqueles que querem incentivar a leitura de livros com temáticas ambientais para crianças, existem vários conteúdos. Uma dessas obras é “Plantando as Árvores do Quênia", de Claire A. Nivola. A história gira ao redor da primeira mulher africana que ganhou o Nobel da Paz, a ambientalista Wangari Maathai.
Ela recebeu o prêmio em 2004, após anos desenvolvendo a sustentabilidade, a democracia e a paz em seu país. A ambientalista começou a plantar poucas mudas e, depois disso, fez um movimento entre as pessoas do Quênia.
Também há “A Bruxa da Montanha”, de Gloria Cecilia Diaz. Na narrativa, a bruxa Alina derruba árvores porque elas atrapalham no momento de aterrissar com sua vassoura. Isso, porém, causa consequências que não imaginava.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente