Cantor de grupo italiano vencedor do Eurovision não se drogou, segundo teste
Damiano David, estrela do grupo de rock italiano Maneskin, que venceu o Festival da Canção de Eurovision, não se drogouO cantor Damiano David, estrela do grupo de rock italiano Maneskin, que venceu o Festival da Canção de Eurovision, realizado em Roterdã, não se drogou, segundo um teste voluntário antidrogas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 24, pela organizadora do concurso.
"Não houve uso de drogas, então o assunto está encerrado", informou a União Europeia de Radiodifusão (UER) em um comunicado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O cantor italiano Damiano David se propôs a fazer um teste após a repercussão de um vídeo em que ele foi visto agachado, com o nariz na altura de uma mesa, no meio do concurso em Roterdã no sábado, 22. Muitos telespectadores associaram a posição ao uso de cocaína.
Além disso, a organização com sede em Genebra analisou, a pedido da delegação italiana, todos os vídeos disponíveis para esclarecer os fatos. "Estamos preocupados com especulações imprecisas que levaram à falsificação dos fatos e turvaram o espírito e o resultado do concurso e também afetaram um grupo musical", informou a UER.
Leia mais | Vencedor do Eurovision, cantor fará teste de detecção de drogas
"Queremos dar os parabéns ao Måneskin mais uma vez e desejar-lhes muito sucesso", acrescentaram. Na competição, a Itália venceu os representantes da França e da Suíça no sábado, graças à força do grupo italiano, formado por uma jovem e três garotos de vinte e poucos anos que cantaram "Zitti e buoni", com o qual já conquistaram o grande prêmio do 71ª edição de 2021 do Festival da Canção de San Remo.
Leia também | Timothée Chalamet interpretará Willy Wonka em spin-off, afirma site
Conheça o Maneskin
O Maneskin, formado por uma mulher e três homens, triunfou com um total de 524 pontos, superando os representantes da França e Suíça, que ocuparam o segundo e terceiro lugar respectivamente. A banda conquistou na Holanda um público muito restrito após um ano de pausa pela pandemia.
Com "Voila", uma música sobre a autoafirmação e um assunto íntimo que espera que lhe sirva de cartão de visita para conquistar uma audiência, a francesa Barbara Pravi, frequentemente comparada com Edith Piaf, ficou em segundo lugar, seguida pela Suíça em terceiro.
Leia também | Dia do Orgulho Nerd: dicas do que ver, ler e jogar nesta data especial
Vestidos com couro e transbordando energia, os italianos levaram o primeiro lugar de um espetáculo cheio de brilho e extravagância, que em 2020 foi cancelado pela primeira vez em sua história. "Só queremos dizer a toda Europa, ao mundo inteiro, que o rock and roll nunca morre", afirmou Damiano David, o vocalista da banda italiana, ao receber o troféu.
"Estamos muito gratos pela oportunidade de fazer parte deste grande evento. Foi realmente incrível", acrescentou. Essa vitória "pode ser uma mensagem de esperança" para a Itália, um dos países europeus mais afetados pela covid-19, disse a baixista Victoria De Angelis.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.