Confira programação virtual da Semana Nacional de Museus
Comemorado no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus é celebrado com uma temporada cultural a partir de segunda-feira, 17“O amanhã não existe ainda”. A frase do poeta pernambucano João Flávio Cordeiro da Silva, o Miró da Muribeca, instiga a reflexão sobre o presente e o futuro dos museus. Como nos relacionamos com a arte? Como projetamos a ocupação destes espaços? Estes questionamentos norteiam a 19ª edição da Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece em formato virtual a partir de segunda-feira, 17, e segue até o domingo, 23.
Leia também | Podcast visual celebra as diversidades nas redes do Theatro José de Alencar
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O projeto é desenvolvido anualmente para comemorar o Dia Internacional dos Museus no dia 18 de maio. O objetivo da iniciativa é promover, divulgar e valorizar os museus. Em 2021, o tema é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe o diálogo para transformar e construir outras formas de experienciar estes espaços. “Inserir-se no futuro é, sobretudo, contribuir para um presente mais digno para a humanidade e para o planeta que habita”, diz conteúdo oficial no site do Ibram.
Para a programação da 19ª edição, serão ofertadas oficinas de fotografia, palestras, exibição de filmes, saraus, concursos, exposições, lançamentos de livros e documentários, além de visitas virtuais. Órgãos de todas as regiões do País participam do movimento com propostas para diferentes temas, gostos e idades. É estimado que, mesmo no formato online, o evento mantenha o fluxo de participantes dos anos anteriores. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ibram, a Semana Nacional de Museus contou com 1.114 instituições em 2019.
Programação regional
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) integra a programação até o dia 22 de maio. As atividades abrangem os museus e demais instituições da rede, por meio da articulação dos equipamentos culturais vinculados ao Patrimônio Cultural e Memória.
Ver essa foto no Instagram
Com base na criação de novos mundos a partir dos museus, o planejamento estadual é diversificado e conta com uma conferência sobre a construção da nova definição de museus, promovida pelo Icom (Conselho Internacional de Museus). O público também poderá escolher entre mediação de exposições virtuais; mesas redondas para discutir temas como: acessibilidade em museus e na produção artística, mulheres e história da arte, relações entre museus e comunidades, entre outras temáticas que apontem caminhos possíveis para uma construção conjunta do futuro dos museus. A programação será transmitida no Youtube da Secult e pode ser vista completa aqui.
Leia também | Filme cearense retrata com humor o casamento matuto em tempos de pandemia
Conheça mais
Outros estados também conduzem as próprias atividades para somar conteúdos sobre o tema. Em São Paulo, por exemplo, o roteiro inclui eventos nas instituições do interior e do litoral. "Os museus da Secretaria de Cultura participarão desta ação por meio de uma programação diversificada, contribuindo para o fortalecimento do diálogo com diferentes públicos e integração com os demais museus do Estado e do País", explica Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Esta também é a aposta do Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM/UFJF), de Juiz de Fora, que contará com homenagem em comemoração ao centenário da artista plástica Fayga Ostrower. A programação completa das instituições da Semana pode ser vista aqui.
Serviço
Semana Nacional de Museus
Quando: de segunda-feira, 17, a domingo, 23
Mais informações: No site do Ibram
Confira o guia da programação
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.