Festival promove oficinas virtuais em celebração ao Dia Nacional do Teatro de Bonecos
A programação acontece entre os dias 28 e 30 de abril, em formato online. As oficinas ensinam técnicas de muppet e de esponja
18:52 | Abr. 26, 2021
Quem não se encanta pelas histórias contadas por bonecos? A atmosfera de fantasia cria uma ligação direta com o público e mantém viva a tradição popular. Para celebrar o Dia Nacional do Teatro de Bonecos, comemorado nesta terça, 27, o Festival Abril com Bonecos promove ações formativas gratuitas entre os dias 28 e 30 de abril por meio de oficinas online.
Leia também | Aos 70 anos, Augusto Bonequeiro mantém viva a arte de "botar boneco"
As atividades focam na troca de experiência e novas formações para artistas bonequeiros, como são chamados os profissionais do teatro de bonecos. A primeira é a Oficina de Fantoches, ministrada pelo artista plástico, designer e bonequeiro Tales Luis. O profissional cresceu nas artes e encontrou nos brinquedos uma forma de manifestar o humor. “No teatro de bonecos você fica mais escondido e consegue emprestar a vida para os bonecos”, conta.
Nas aulas, que acontecem diariamente das 9 às 12 horas, o artista ensina a confecção de fantoches na técnica muppet, que utiliza luvas com vara, através da iniciação à escultura em espuma e confecção de acabamento sobre a peça. Ele explica que o estilo é parecido com o boneco marote, popular no Ceará. “É simples, o estilo muppet tem o visual bem cartoonesco, quanto mais colorido, melhor. A gente começa pela cabeça, a parte principal, e depois vamos para o corpo”, informa.
Leia também | A vida nômade do ator, professor e palhaço cearense Fred Raposo
A segunda opção para os interessados é a Oficina de Confecção de Bonecos de Esponja, do palhaço, ator e manipulador de bonecos Ivanildo Biubiu. Com mais de 30 anos de experiência como bonequeiro, ele aborda a criação de bonecos articulados em esponja. A principal criação de Bibiu, o boneco Luiz Armstrong, foi feita neste estilo. A figura faz parte da rotina do artista e será o início do ciclo de ensino. “Essa técnica é conhecida como germinado, vai ser feito só a cabeça e o corpo. A partir da criação de cada aluno, eles vão dar vida aos personagens”, adianta.
Leia também | Oscar 2021: "Nomadland", Anthony Hopkins e Frances McDormand saem vencedores
Bonequeiro desde a infância, o profissional trabalha em parceria com grupos locais e também desenvolve papéis no teatro de rua. Para ele, o público que encontra nas apresentações rotineiras é a parte mais importante. “Além da felicidade, a gente esquece todo tipo de problema e foca só naquilo para criar a imaginação de outras pessoas”, enfatiza. A oficina é a primeira experiência virtual do profissional e acontecerá das 14 às 17 horas.
Entenda mais sobre o Dia Nacional do Teatro de Bonecos
A linguagem artística é celebrada nacionalmente no dia 27 de abril. A data, de acordo com a bonequeira Ângela Escudeiro, foi oficializada pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) em 1973. Ângela tem currículo extenso na área e chegou a presidir a instituição em 1999. De acordo com a profissional, a criação de uma data específica para celebração é importante porque “se concentram todas as energias e forças para homenagear os bonecos e, consequentemente, os bonequeiros", comenta.
A profissional teve papel ativo no registro do teatro de bonecos como Patrimônio Cultural Imaterial. De acordo com a nota divulgada pelo Iphan em 2015, a originalidade e expressão cênica mantém a tradição popular. Ela explica que as medidas de salvaguarda protegem o bem cultural, mas não funcionam para os mestres. “É necessário pensar em uma forma na qual esses mestres, que trabalham no interior, em todas as regiões do Ceará, possam continuar o seu trabalho e ter um ganho financeiro”, destaca. Desta forma, a arte pode continuar potente em outras gerações.
Serviço
Festival Abril com Bonecos - Oficinas
Quando: 28 a 30 de abril
Onde: Inscrições pelo site
Mais informações: @redecearensedeteatrodebonecos no Instagram
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.