Programa com Gilmar de Carvalho ganha exibição na sexta-feira, 23
O canal FDR transmite o programa "Coletiva", com Gilmar de Carvalho, nesta sexta-feira, 23 de abril, às 18 horas. Haverá reprise no sábado, 24, às 11h30min
15:36 | Abr. 22, 2021
Há uma década, O POVO realizava o programa “Coletiva” com o professor, jornalista e pesquisador da cultura cearense, Gilmar de Carvalho (1949 - 2021). Na época, ele havia lançado a segunda edição de seu romance “Parabélum”. Com o objetivo de homenageá-lo, o canal FDR reexibe o conteúdo, que será transmitido na sexta-feira, 23, às 18 horas, e no sábado, 24, às 11h30min.
Dividida em quatro blocos, a programação contou com apresentação da jornalista Selma Vidal. Também teve como entrevistadores: Agostinho Gósson, Daniela Nogueira, Inês Aparecida e Fernando Barroso.
Leia também | A solidão de um Ceará sem Gilmar de Carvalho
“Nós falamos sobre um pouco de tudo, começando pelo relançamento do livro 'Parabélum', primeiro e único romance de Gilmar de Carvalho, que teve a segunda edição lançada em 2011, ou seja, 34 anos depois da primeira”, explica Selma Vidal. A obra, publicada pela primeira vez na década de 1970, resgata histórias de heróis, mitos e deuses nordestinos.
Mas esse livro não foi o único tema do programa. Em aproximadamente uma hora de entrevista, ele falou sobre seus sonhos e frustrações, mesmo que afirmasse que não gostava de comentar sobre a vida pessoal.
Leia também | A "guarda de honra" de Gilmar de Carvalho
Também passou por sua relação com o poeta Patativa do Assaré (1909 - 2002), suas viagens pelo interior do Ceará e sua paixão pela literatura de cordel. “Fala de gastronomia, arquitetura, relação dos leitores e escritores, Padre Cícero e Lampião, considerado, por Gilmar, um rebelde nordestino com consciência política. Falou ainda de jornalismo e publicidade, que foi uma outra área de atuação dele”, lembra Selma.
De acordo com ela, todos que assistirem ao “Coletiva” perceberão as várias vertentes de atuação de Gilmar de Carvalho. “O público pode esperar uma aula sobre cultura popular e jornalismo. Vai se emocionar em rever o Gilmar falando e dando boas risadas, principalmente quando era provocado pela jornalista Inês Aparecida”, comenta. “E, acima de tudo, vai pensar como é triste que nós perdemos pessoas tão maravilhosas e tão importantes para o Ceará.”
Leia também | Intelectuais e personagens da cultura do Cariri lamentam morte do professor Gilmar de Carvalho
O conteúdo foi ao ar em 2011, mas Selma Vidal destaca uma de suas memórias mais marcantes daquele momento. “O que mais lembro é que, antes mesmo da entrevista começar, ele disse que não queria falar da vida pessoal, porque não era celebridade”, recorda.
Ela ainda cita que, no primeiro bloco, Gilmar de Carvalho logo se definiu como uma pessoa da categoria dos “insuportáveis”. “Um ponto de vista que foi rebatido pelo Agostinho Gósson, um dos entrevistadores convidados do programa, que disse que, na verdade, ele o via como uma pessoa afável, terna e um dos mais queridos pelos professores da UFC e pelos alunos da Comunicação Social”, complementa.
Leia também | Alunos e amigos lamentam morte do professor Gilmar de Carvalho, vítima de Covid-19
O jornalista, que faleceu no último sábado, 17 de abril, em decorrência do coronavírus, era um dos maiores pesquisadores da cultura popular do Estado. “É muito triste não podermos tê-lo por perto como fonte para falar sobre o que ele mais gostava: a cultura popular do Ceará e o jornalismo”, diz Selma Vidal.
A reexibição do programa, para ela, será uma oportunidade de conhecer um pouco da dimensão do professor. “Quem não conheceu Gilmar de Carvalho vai ter o privilégio de viajar por muitas histórias. E como ele dizia: ‘Não mordo. E se morder, sou vacinado’. Assistam!”
Coletiva com Gilmar de Carvalho
Quando: na sexta-feira, 23, às 18 horas, e no sábado, 24, às 11h30min
Onde: no canal FDR, 48.1 (Aberto), 23 (Multiplay), 24 (Net), 138 (Brisa Net)
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.