Crônicas de Tércia Montenegro publicadas no Vida&Arte inspiram obra audiovisual

A partir dos textos literários, o ator cearense Ricardo Tabosa realizou pesquisa cênica que resultou em "Crônicas do Isolamento"

19:15 | Jan. 21, 2021

Por: Lara Montezuma
'Crônicas do Isolamento' foi inspirado em textos de Tércia Montenegro, publicados no Vida&Arte em 2020 (foto: Divulgação)

O confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus gerou reflexões profundas sobre sentimentos e causou mudanças significativas no cotidiano. O ator, diretor e produtor Ricardo Tabosa encontrou nos textos da escritora Tércia Montenegro, publicados no Vida&Arte entre março e maio de 2020, inspiração para manter viva a sua expressão artística em um período de tantas incertezas. O projeto “Crônicas do Isolamento”, produzido pelo artista durante o período de quarentena, encena quatro crônicas e pode ser visto a partir desta sexta-feira, 22, no canal no YouTube de Ricardo.

O trabalho, fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc através da Secretaria da Cultura de Fortaleza, foi idealizado nos primeiros meses de 2020, logo no início da pandemia no Brasil. Tabosa, que trabalha no Grupo Bagaceira de Teatro, se viu sem perspectiva profissional após a proibição de eventos em lugares fechados, como teatros, no Ceará. Os textos da escritora, que refletem o momento vivido, ofereceram a possibilidade de criação para o ator. As quatro crônicas do projeto - “Ficar Consigo”, “O Inconcebível”, “Os Muitos Medos” e “Olhe com Atenção” - foram escolhidas de maneira intuitiva e são trabalhadas em cenas diferentes, por meio da união de elementos da literatura, do teatro e do audiovisual.

Leia também | Projeto audiovisual homenageia musicalidade da Umbanda

As crônicas de Tércia Montenegro, que também atua como fotógrafa e professora, produzidas durante a pandemia abordam sentimentos como dor, medo, expectativa e luto. Sobre a adaptação realizada por Ricardo, a autora afirma que se sentiu honrada com a proposta. “O resultado ficou lindo, me emocionei bastante vendo os vídeos, ele fez escolhas muito sensíveis. Essa conversa com o teatro me toca muito diretamente porque eu sempre dialoguei com a arte teatral", comenta.

Durante o processo de criação, Ricardo decidiu não modificar “nenhuma vírgula” dos textos originais e embarcou no desafio de gravar as cenas sozinho em casa, apenas com a câmera do celular e uma webcam. Os vídeos foram editados por Lucas Sancho. O projeto “Crônicas do Isolamento” já foi contemplado, entre outros eventos, no Festival Up! e na convocatória Arte em Rede, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A obra também conta com legendas para surdos ou ensurdecidos.

Serviço
Projeto "Crônicas do Isolamento" - Ricardo Tabosa
Quando: a partir desta sexta, 22, a 31 de janeiro.
Disponível no canal de YouTube de Ricardo Tabosa