Chico César reage a seguidor que pede músicas sem "cunho político"

O artista paraibano desabafou diante do comentário que julgou um absurdo. Chico ponderou ainda que talvez fosse melhor o fã deixar de consumir suas produções. "Não conte comigo para niná-lo. Não vim botar você para dormir, aqui estou para acordar os dormentes"

06:48 | Jan. 06, 2021

Por: Alan Magno
Chico César desabafa nas redes sociais após seguidor lhe pedir músicas sem cunho político e de forma neutra sobre as desigualdades sociais (foto: Marcos Hermes/Divulgação)

Após pedido para músicas sem “cunho político”, o artista Chico César fez um desabafo nas redes sociais, pontuando a relação inseparável da música e das lutas sociais. Fato ocorreu no domingo, 3, em uma publicação feita por Chico em seu perfil no Instagram, onde aparecia cantando a música "Pisadinha" e tem se repercutido nas redes sociais desde então.

No comentário, o fã solicitava que Chico deixasse de lado o ativismo e se concentrasse em produções que não fossem voltadas para comentários críticos sobre a realidade social, política e econômica no Brasil e no mundo.

O fã argumentou ainda que Chico era “maior” do que as lutas por igualdade social. “Carinhosamente te pediria para evitar as de cunho político ideológico. tu és muito maior que todos eles. Não deve nada a eles. Eles que te devem”, escreveu o fã.

O pedido gerou indignação no artista que ponderou objetivamente: “Todas as minhas canções são de cunho político ideológico”. O artista ponderou que talvez fosse melhor o “fã” não ouvir e evitar ver as produções feitas por Chico, já que pedir para que fizesse uma arte sem críticas ao cenário sociopolítico ao seu redor era um “absurdo” e que ao pedir para que ele ficasse em silêncio, seria como matá-lo.

“Não pense que a fúria da luta contra as opressões pode ser controlada. Eu sou parte dessa fúria. Não sou seu entretenimento, sou o fio da espada da história feito música no pescoço dos fascistas. E dos neutros", completou o paraibano. O cantor frisou ainda que suas produções jamais deveriam ser vistas como sinônimo de lazer: “Não conte comigo para niná-lo. Não vim botar você para dormir, aqui estou para acordar os dormentes", desabafou.

Com fama internacional devido os sucessos do álbum "Mama África", de 1996, e com a recente produção "O Amor é um Ato Revolucionário", de 2019, as ponderações dos artistas rapidamente repercutiram nas redes sociais. O relato do artista ganhou apoio por parte de seus seguidores, ativistas do movimento negro e ainda por pessoas que o desconheciam até então, mas que concordam com seus ideais.

VEJA RESPOSTA DE CHICO CÉSAR A PEDIDO DE FÃ POR MÚSICAS NEUTRAS

Chico César sempre maravilhoso. Fogo nos fascistas! pic.twitter.com/7t2IyEWNaR

— cumprindo os protocolos (@patriciaaa) January 5, 2021