Nova Acrópole estreia Especial de Natal sobre filosofia em tempos de crise, neste domingo, 20

Com transmissão no YouTube, o evento será um compilado das reflexões filosóficas do ano

Como a filosofia pode ser útil em tempos de crise? Esse é o questionamento levantado pelo especial de Natal da Nova Acrópole que estreia neste domingo, 20, às 17 horas, no YouTube da instituição. Com destaque da professora Lúcia Helena Galvão, atuante na área há mais de 30 anos, o evento será debate acerca dos ensinamentos estudados ao longo do ano e contará também com o professor Luís Carlos, diretor presidente da instituição no Brasil, a dra. Ana Cristina Machado, que aplica os conhecimentos filosóficos à área da saúde, e a professora Kelly Aguiar, diretora voluntária da sede de Fortaleza, onde ensina ética, sociopolítica, simbologia e história da filosofia há 18 anos

Leia Também | Menino Maluquinho faz 40 anos e ganha novos amigos para falar sobre Síndrome de Down

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Quando começou essa crise, optamos por estar mais presentes. Estivemos quase todos os dias na casa das pessoas com uma mensagem de ânimo, mostrando como a filosofia importa e pode realmente fazer a diferença em momentos como esse”, conta a professora Lúcia Helena Galvão, que encontrou no local a prática da frase de Sócrates "só é útil o conhecimento que nos torna melhores". Outros temas abordados serão a importância de se manter em movimento durante tempos difíceis, o exercício da generosidade, da empatia e da fraternidade e como manter seus princípios e valores.

Um dos destaques do encontro deste domingo, 20, será o estoicismo, escola de pensamento grega originada sob um cenário de crise, que foca no ensinamento a partir do exemplo. Os conselhos práticos do estoicismo apresentam a filosofia dentro da vida humana, aplicada aos seus problemas do dia a dia.

Leia também | Confira as dicas de programações culturais para este fim de semana

Galvão lembra ter conhecido a associação Nova Acrópole aos 24 anos. Hoje, com 57, diz que encontra as respostas que procurava e vive uma forma de serenidade. Se apoia na frase do filósofo Epicteto para dizer como se sente: “A felicidade é um verbo. E o desempenho é contínuo, dinâmico e permanente de atos de valor. Nossa vida é construída a cada momento, e tem utilidade para nós e para as pessoas que tocamos”.

A Nova Acrópole é uma organização sem fins lucrativos presente em diversos países com o intuito de difundir os estudos da filosofia como um estilo de vida. A aluna e professora voluntária Aline Loureiro comenta sobre a necessidade da organização de apostar em um mundo novo e melhor, ajudando as pessoas a serem mais conscientes de sua missão de entrega da bondade, beleza e justiça.

"Há 17 anos, quando encontrei a filosofia à maneira clássica através da Nova Acrópole, foi como abrir um novo horizonte, uma vida mais expandida, inclusiva e com missão humana. Um quebra cabeça onde as peças vão se encaixando, onde a vida vai tornando uma aventura, uma descoberta a cada crescimento”, compartilha Aline.

Leia também | Plataforma virtual pretende reunir registros da produção em dança no Ceará

Outro pilar da entidade é o trabalho voluntário, feito a partir da distribuição de cestas básicas e de refeições a moradores de rua. Para o ano que vem, a organização planeja o Curso de Filosofia à Maneira Clássica com âmbito nacional, as comemorações do Dia da Arte no primeiro semestre e do Dia Mundial da Filosofia no segundo, o lançamento da nova peça "O Profeta", de Khalil Gibran, e a leitura comentada do livro "Os Yoga Sutras de Patanjali".


Serviço
Especial de Natal da Nova Acrópole
Quando: Domingo, 20 de dezembro, às 17 horas
Onde: no canal do YouTube da Nova Acrópole

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Filosofia Nova Acrópole estudos Natal Ano Novo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar