Hoje é dia de caranguejo! Confira dicas de como comer e aproveitar o melhor do crustáceo

Tradição de comer caranguejo nas quintas-feiras é popular entre os cearenses; aprenda a aproveitar toda a carne do crustáceo

15:32 | Dez. 03, 2020

Por: Everton Lacerda
Na "Quinta do Caranguejo", cresce a procura pelo item em restaurantes e barracas de praia, além de peixes e camarões (foto: DIVULGAÇÃO)

A quinta-feira do caranguejo se tornou uma data tradicional no calendário cearense. A iguaria é popularmente consumida com farofa e caldinho, mas você conhece todas as etapas do “ritual” para o consumo do crustáceo?

Apesar de saboroso, comer o caranguejo nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Por conta da casca dura, há quem se atrapalhe com as pernas, patas e cabeça na hora de tirar a carne. Em nova iniciativa, a cervejaria Bohemia convidou a advogada Melyssa Diniz e a assistente financeira Meire Abdalah para dar dicas de como aproveitar o melhor do consumo do caranguejo. Confira passo a passo a seguir.

1º passo: as pernas

As patas menores são as mais simples de consumir do caranguejo, já que a casca dessa região tende a ser mais fina, sendo possível quebrar com as mãos ou dentes. A primeira dica é retirar as patas do corpo do caranguejo girando o membro no sentido horário. Com a pata em mãos, a carne irá se soltar melhor se você começar a comer das unhas até o início da perna. Durante essa etapa, a dica principal é separar o membro pelas articulações e chupar a carne de dentro.

2º passo: as patas

Quem já tem a tradição de comer o caranguejo sabe que essa é a parte do crustáceo que mais possui carne. Assim como as pernas, retire as patas do animal girando para fora do corpo. Separe as articulações e com a ajuda de um martelo ou colher bate levemente para quebrar a casca. A dica é quebrar com a pata posicionada de lado. Isso evita que a carne se espalhe pela tábua.

Tente quebrar o mínimo possível, sem fazer muita força, para também não espalhar pedaços da casca. Se o caranguejo estiver bem cozido, é possível que a carne saia com bastante facilidade logo na hora de separar as articulações.

3º passo: a cabeça

Apesar de parecer difícil, comer a cabeça pode ser uma tarefa rápida. Separe o corpo entre o casco e o abdômen e retire a parte mole e escura que fica em cima do abdômen. Após retirar, morda o abdômen, pois lá também tem carne. A dica principal com essa parte do corpo do caranguejo é utilizar o casco para misturar a carne, farofa e molho. Atenção especial com a parte interna do crustáceo, pois ainda pode conter lama e é importante limpar bem antes de levar à boca.

Campanha Boteco Bohemia: Quinta do Caranguejo

A cervejaria Bohemia oferece brindes exclusivos para clientes que consumirem a cerveja em estabelecimentos que vendem o produto durante a Quinta do Caranguejo. A cada compra da cerveja nos bares parceiros, o cliente ganha pontos que podem ser trocados por itens essenciais no ritual da caranguejada, como tábua, martelo, molheira, bowl, taça e abridor de garrafa. A linha de brindes é exclusiva e assinada com poesias do poeta cearense Bráulio Bessa. Todas as informações estão disponíveis no site da campanha, https://quintadocaranguejo.bohemiapuromalte.com.br/.