Com acréscimo no orçamento, obras da Estação das Artes devem se estender até 2022
Intervenção de modernização e restauração da antiga Estação Ferroviária João Felipe, no Centro de Fortaleza, teve início em agosto de 2019. Entrega do novo complexo cultural está prevista para 2022A antiga Estação Ferroviária João Felipe, patrimônio histórico e cultural nos âmbitos estadual e federal, passa por obras de modernização e restauração desde agosto de 2019. A intervenção no prédio da estação e na praça Castro Carreira, conhecida como Praça da Estação, integra o novo complexo cultural no Centro da capital cearense: a Estação das Artes. Orçada inicialmente em R$ 63,7 milhões, a obra tinha prazo de conclusão previsto para o segundo semestre de 2021, de acordo com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Na manhã desta terça-feira, 6, o titular da Secult, Fabiano Piúba, visitou o canteiro de obras junto com alguns técnicos da pasta. A visita foi registrada e divulgada nas redes sociais da Secretaria, com a legenda de que a obra “segue em bom ritmo, já com 13% de execução”. O percentual indicado na postagem, no entanto, é inferior ao divulgado no mês de julho, pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), cuja execução estava em 16%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Procurada pela reportagem do O POVO para esclarecimentos sobre a divergência dos dados, a Secult informou, em nota, um outro número. Segundo a nova informação, a obra está 23,85% concluída. "Essa porcentagem sofre alguma margem de variação, pois novos serviços foram acrescidos durante a execução”, diz o texto enviado pela assessoria.
A nota também informa que o valor da obra foi atualizado para R$ 68.359.921,63 e a nova previsão de entrega está para 2022, sem determinar o mês exato. "A Estação das Artes encontra-se no momento em obras de fundação do anexo da Secult, de serviços de execução de reboco dos setores administrativos e de execução das estruturas do auditório, além da importante recuperação da fachada principal voltada para a Praça Castro Carreira (Praça da Estação)”, acrescenta.
Estação das Artes
A Estação das Artes vai reunir o Mercado das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Estado, a sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), uma biblioteca e um museu. O equipamento como um todo ocupará uma área de aproximadamente 67.000 m².
O complexo é resultado da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Programa Juntos por Fortaleza. Quando pronto, integrará a rede de equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).