Com acréscimo no orçamento, obras da Estação das Artes devem se estender até 2022
Intervenção de modernização e restauração da antiga Estação Ferroviária João Felipe, no Centro de Fortaleza, teve início em agosto de 2019. Entrega do novo complexo cultural está prevista para 2022
18:34 | Out. 06, 2020
A antiga Estação Ferroviária João Felipe, patrimônio histórico e cultural nos âmbitos estadual e federal, passa por obras de modernização e restauração desde agosto de 2019. A intervenção no prédio da estação e na praça Castro Carreira, conhecida como Praça da Estação, integra o novo complexo cultural no Centro da capital cearense: a Estação das Artes. Orçada inicialmente em R$ 63,7 milhões, a obra tinha prazo de conclusão previsto para o segundo semestre de 2021, de acordo com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Na manhã desta terça-feira, 6, o titular da Secult, Fabiano Piúba, visitou o canteiro de obras junto com alguns técnicos da pasta. A visita foi registrada e divulgada nas redes sociais da Secretaria, com a legenda de que a obra “segue em bom ritmo, já com 13% de execução”. O percentual indicado na postagem, no entanto, é inferior ao divulgado no mês de julho, pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), cuja execução estava em 16%.
Procurada pela reportagem do O POVO para esclarecimentos sobre a divergência dos dados, a Secult informou, em nota, um outro número. Segundo a nova informação, a obra está 23,85% concluída. "Essa porcentagem sofre alguma margem de variação, pois novos serviços foram acrescidos durante a execução”, diz o texto enviado pela assessoria.
A nota também informa que o valor da obra foi atualizado para R$ 68.359.921,63 e a nova previsão de entrega está para 2022, sem determinar o mês exato. "A Estação das Artes encontra-se no momento em obras de fundação do anexo da Secult, de serviços de execução de reboco dos setores administrativos e de execução das estruturas do auditório, além da importante recuperação da fachada principal voltada para a Praça Castro Carreira (Praça da Estação)”, acrescenta.
Estação das Artes
A Estação das Artes vai reunir o Mercado das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Estado, a sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), uma biblioteca e um museu. O equipamento como um todo ocupará uma área de aproximadamente 67.000 m².
O complexo é resultado da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Programa Juntos por Fortaleza. Quando pronto, integrará a rede de equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).