Longa cearense "Pacarrete", de Allan Deberton, chega aos cinemas em novembro

Após participar de dezenas de festivais, o filme "Pacarrete", dirigido por Allan Deberton, estreia nos cinemas no dia 26 de novembro

15:33 | Out. 02, 2020

Por: Clara Menezes
Pacarrete, de Allan Deberton, trata de uma história real (foto: Luiz Alves/Divulgação )

“Pacarrete”, dirigido por Allan Deberton, chega aos cinemas no dia 26 de novembro. Após conquistar dezenas de festivais e premiações, a história da cearense que sonhava em ser bailarina clássica finalmente estará nas grandes telas do público brasileiro após ter a estreia, marcada para abril, adiada.

O título do longa-metragem é em homenagem à personagem principal: Pacarrete (do francês “pâquerette”, que significa “margarida”), que nasceu com o nome de Maria Araújo Lima. Natural de Russas, no Ceará, a mulher seguiu sua carreira artística na capital.

Leia também | É tempo de "Pacarrete": crítica do longa filmado em Russas que encerrou o Cine Ceará

Quando se aposentou, porém, voltou para a cidade-natal, que não entendia sua arte. Isso não impediu a idosa com aparência francesa de idealizar a abertura de uma escola de dança no lugar. Sem a plateia que estava acostumada em Fortaleza, precisou enfrentar as críticas que as pessoas a impuseram. Transformou-se na “louca”.

O diretor Allan Deberton cresceu com a imagem dessa figura única (“je suis unique”, como ela mesma diz no filme) em seu imaginário. Para contar sua história em uma produção audiovisual, a atriz paraibana Marcélia Cartaxo (“A Hora da Estrela”) interpreta o papel da Pacarrete. O elenco ainda conta com a participação de Zezita Matos (“Velho Chico”), Soia Lira (“Central do Brasil”) e João Miguel (“O Céu de Suely”).

Leia também | Allan Deberton: "Colocaram o artista como um inimigo da sociedade"

Antes do lançamento comercial, a obra baseada em fatos reais já conquistou dezenas de prêmios. Um dos seus grandes destaques foi no Festival de Gramado de 2019. No evento, recebeu oito Kikitos por “Melhor Filme”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção”, entre outros.

O longa-metragem também foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Xangai, considerado um dos mais importantes eventos na Ásia. Direto de Russas para a China, a produção foi uma das 15 do gênero de ficção que concorreram ao grande prêmio “Golden Goblet Award”.

Leia também | Pacarrete re-existir

Confira o trailer

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.