Livro "Todas as Cartas" reúne correspondências inéditas de Clarice Lispector
A Editora Rocco lança a obra "Todas as cartas", de Clarice Lispector, como parte da celebração do centenário da escritoraDurante o período que viveu no exterior, Clarice Lispector escrevia com regularidade para amigos e famílias. Ela manteve correspondências durante as décadas de 1940 e 1970, talvez como forma de sanar a saudade que sentia do Brasil. Esses textos foram reunidos no livro “Todas as cartas”, lançado pela editora Rocco, em setembro.
João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Otto Lara Resende, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles e Mário de Andrade são alguns de seus destinatários. Para contextualizar o material, o volume conta com 510 notas da biógrafa Teresa Monteiro. A partir dessa visão, é possível definir os escritos de Clarice Lispector no tempo e no espaço.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Walter Benjamin, uma voz para o presente
“Temos a oportunidade de acompanhar quatro décadas do itinerário da escritora cuja rara sensibilidade fala aos seus destinatários sobre diversos ângulos da vida. As angústias que acompanharam a penosa formação de uma jovem que abraça o destino de ser uma escritora. A de ser mulher em um tempo no qual os caminhos do universo feminino eram extremamente áridos”, descreve a pesquisadora no prefácio. É, portanto, um livro que revela reflexões e sentimentos íntimos da escritora.
Com metade das correspondências inéditas, a obra é o resultado da pesquisa de Larissa Vaz. Durante o processo de seleção, foram considerados apenas os textos que agregam valor biográfico.
“Todas as Cartas” faz parte da comemoração do centenário da escritora realizada pela Editora Rocco. Em sua trajetória, a autora agrega títulos notórios, como “A Hora da Estrela”, “Laços de Família” e “Água Viva”. Com dezenas de livros publicados em vida, Clarice completa 100 anos no dia 10 de dezembro.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.