Espetáculo on-line "Em Análise" satiriza "central de atendimento" do auxílio emergencial

"Em análise" apresenta dramaturgia que parte da situação do Brasil em meio à pandemia. Obra estreia nesta quarta, 2, às 21 horas, ao vivo pela plataforma Zoom, e segue em cartaz até o fim de setembro

15:51 | Set. 01, 2020

Por: Luiza Ester
Os atores Lucas Sancho, Ricardo Tabosa, Elisa Porto e Marisa Bezerra integram a equipe do projeto (foto: divulgação)

Joy, Miguel, Tarcísio e Telma trabalham na Central de Atendimento do Auxílio Emergencial - num país ainda em pandemia. Em meio às inúmeras reclamações sobre a situação “em análise” do pedido do benefício, descobrem que um funcionário de outro departamento está com suspeita de contaminação por um vírus desconhecido. Obrigados pela chefia a cumprirem o confinamento dentro da repartição, presenciam acontecimentos surreais no lugar. Este universo satírico do espetáculo virtual “Em Análise” estará em cartaz às quartas-feiras de setembro, dias 2, 9, 16 e 23, sempre às 21 horas, com encenação ao vivo pela plataforma de videoconferências Zoom.

LEIA TAMBÉM | Como se manter fazendo arte no mercado de lives?

Sob a premissa de rir das situações absurdas do cotidiano, a comédia apresenta personagens espelhadas na realidade de um País imerso em várias crises. De forma cômica e crítica, a ficção parte das adversidades reais da população brasileira com o Auxílio Emergencial, benefício instituído pelo Governo Federal como medida de proteção social devido à pandemia da Covid-19.

LEIA TAMBÉM | Grupo Mirante de Teatro lança projeto audiovisual "Traços que conto"

Os atores autônomos Elisa Porto, Lucas Sancho, Marisa Bezerra e Ricardo Tabosa, a partir dos impassses vivenciados durante o pedido do auxílio, criaram o espetáculo virtual. “Nos deparamos com todas as dificuldades do sistema digital, como a falta de atendimento, os problemas com a tecnologia e o aplicativo, além do eterno ‘em análise’. Nada de emergencial no benefício. Situações que seriam cômicas, se não fossem trágicas. Achamos tão absurdo que parecia comédia. Daí, surgiu a ideia de uma espécie de SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] do auxílio emergencial”, conta Ricardo Tabosa.

LEIA TAMBÉM | Cantora cearense Mel Mattos realiza "instasérie" para divulgar nova música

Produzida pela Magnólia Produção Cultural, a obra reúne artistas de diferentes Estados: Ceará, Pará, São Paulo e Bahia. Lucas Sancho, cearense, e Marisa Bezerra, natural do Pará e radicada no Ceará, moram em São Paulo. Já os cearenses Elisa Porto e Ricardo Tabosa estão em Fortaleza. Uniram-se à equipe o dramaturgo paulistano Bruno Sperança e a cantora, compositora, instrumentista e arranjadora baiana Josyara, responsável pela trilha sonora.

LEIA TAMBÉM | Com filmes nacionais e indicados ao Oscar, confira as estreias de setembro no Belas Artes à la Carte

Toda a construção de “Em Análise” foi realizada de maneira virtual, desde a concepção do projeto aos ensaios. Juntos, os atores descobriram novas formas e novos processos. Precisaram entender sobre a estrutura do trabalho em casa, com equipamentos de som, luz e computadores, mas também sobre o próprio ato de explorar a narrativa num ambiente remoto. Primeiro, experimentaram individualmente. Depois, contraceram por meio das diversas telas dos dispositivos. Encontraram, assim, as identidades e os conflitos de cada personagem.

Bruno Sperança condensou a história, criou mais situações, organizou a estrutura do roteiro e construiu a dramaturgia como um todo. Assinam a direção ele e os quatro atores. Por último, Josyara agregou ao projeto com a direção musical. “Acaba que o espetáculo tem todo esse trânsito de diferentes culturas, pois tem um pouco de cada pessoa na criação e na construção de uma obra totalmente colaborativa”, diz Ricardo.

O espetáculo virtual pode ser uma alternativa à impossibilidade das apresentações presenciais. De acordo com Ricardo, muitos artistas já lidavam com as plataformas digitais em seus trabalhos há tempos. No caso da equipe de “Em análise”, tem sido um novo aprendizado. “Pensamos em retratar a realidade com comicidade, justamente porque as pessoas já passam o dia em reuniões virtuais em frente do computador. De certa forma, estamos propondo mais tempo de tela. Achamos que a sátira é uma ferramenta potente para o discurso do nosso trabalho”.

Serviço

Espetáculo Virtual “Em Análise”
Quando: às quartas-feiras de setembro, dias 2, 9, 16 e 23, sempre às 21 horas
Onde: Sala virtual na plataforma Zoom, disponível 30 minutos antes do espetáculo
Quanto: Acesso aberto ao público. Antes de cada sessão, o grupo disponibilizará dados bancários para quem quiser contribuir com o espetáculo
Classificação indicativa: 14 anos