Biblioteca Livro Livre Curió arrecada fundos com revista produzida por artistas cearenses

A revista Pechisbeque reúne contos, crônicas, poesias e artes visuais e está disponível para leitura em versão mobile e ebook
Autor Lígia Grillo
Foto do autor
Lígia Grillo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Por causa da crise financeira que surgiu no cenário de pandemia, a Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió está precisando arrecadar fundos para garantir o seu funcionamento. Diante disso, Ricardo Figueroa e outros escritores cearenses resolveram ajudar, produzindo uma coletânea de textos que pudessem ser distribuídos com dados para que as pessoas pudessem doar qualquer quantia para ajudar a causa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A Revista Pechisbeque já existia, com três edições passadas. Madjer Pontes, um dos seus fundadores, deu a ideia de retomar a publicação para ser distribuída também como uma forma de arrecadação. A quarta edição da revista trouxe contos, crônicas, poesias e artes visuais.

“Como é um grupo bastante plural, então nós não quisemos escolher um tema. Nosso foco principal foi a qualidade artística. Por isso, tem textos humorísticos, outros de cunho filosófico, poesia romântica, poesia com temática LGBT, crítica social, e outras formas de arte”, explica Figueroa.

“Por ser uma revista focada na distribuição digital, ela foi toda pensada e diagramada para ser lida pelo celular. A visualização móvel, em celular ou tablet, é mais fácil, porque ela já foi projetada pra isso”, comenta o escritor. A Pechisbeque também está disponível na versão ebook, pela Amazon.

“A gente conseguiu muita coisa com essa revista. Nós mostramos para o mundo autores que até então estavam com seus textos só em redes sociais”. explica. “A Livro Livre Curió merece toda a ajuda possível. Permitir acesso à literatura e outras formas de arte dentro de uma comunidade com um dos menores IDH da cidade é uma missão complicada. Ainda é cedo pra conseguir medir o impacto que a publicação teve na Biblioteca, mas com certeza em algumas semanas nós vamos sentir essa mudança", explica o escritor.

Participaram desta edição da revista os artistas Gabriel Themotheo, Beatriz Caldas, Dante de Almeida, Júlio Camilo, Madjer Pontes, Edilson Pereira, Luciana Ximenes, Luiz Moreno e Ricardo Figueroa
Participaram desta edição da revista os artistas Gabriel Themotheo, Beatriz Caldas, Dante de Almeida, Júlio Camilo, Madjer Pontes, Edilson Pereira, Luciana Ximenes, Luiz Moreno e Ricardo Figueroa (Foto: DIVULGAÇÃO)

Figueroa diz ainda que, depois da publicação da revista, outros artistas entraram em contato dispostos a doar seus textos para novas publicações. “Existe uma infinidade de outras causas e instituições a ajudar, então há uma enorme possibilidade de que a revista continue sendo publicada. Se a cada edição dessa iniciativa a gente conseguir ajudar uma instituição social e mostrar para o mundo o trabalho de algum artista que antes ficava restrito às suas redes sociais, ou mesmo nos seus próprios cadernos, vai ser o encontro perfeito entre a solidariedade e a arte”, declara Figueroa.

Participaram desta edição da revista os artistas Gabriel Themotheo, Beatriz Caldas, Dante de Almeida, Júlio Camilo, Madjer Pontes, Edilson Pereira, Luciana Ximenes, Luiz Moreno e Ricardo Figueroa.

SERVIÇO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió Livro Livre Curió Biblioteca Livro Livre Curió Arrecadação Biblioteca Livro Livre Curió Arrecadação Livro Livre Curió revista Pechisbeque revista Pechisbeque Livro Livre Curió revista Pechisbeque Livro Livre Curió arrecadação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar