"Cine Holliúdy" volta a ser exibida a partir de 7 de julho; segunda temporada não tem data confirmada

A primeira temporada da série Cine Holliúdy substituirá "Aruanas" e será transmitida nas terças-feiras, às 22h30min, na TV Globo

21:55 | Jun. 25, 2020

Por: Clara Menezes
Letícia Colin e Edmilson Filho são os protagonistas da série Cine Holliúdy. Abaixo, Colin, Matheus Nachtergaele e Heloísa Perissé, também no elenco (foto: Divulgação/Rede Globo)

Francisgleydisson da Silva (Edmilson Filho) é um homem que luta pelo sonho de manter seu cinema na cidade fictícia de Pitombas, no interior do Ceará. Mas, na década de 1970, a popularidade dos filmes transmitidos ganha uma ameaça: uma televisão que foi colocada em praça pública pelo prefeito Olegário (Matheus Nachtergaele).

A história de Cine Holliúdy conquistou a indústria cinematográfica brasileira quando foi lançada em 2013. O enredo também ganhou uma adaptação em formato de série, estreado pela primeira vez em 2019, na TV Globo. Agora, após um ano, a emissora volta a exibir o seriado a partir do dia 7 de julho, às 22h40min, para substituir Aruanas.

Leia também | Confira o que estreia na Netflix em julho

Dirigida por Halder Gomes, Patricia Pedrosa e Renata Porto, a comédia de televisão é quase uma paródia da vida real. Com um cearense sonhador, uma paulista que desconhece a cultura regional, um político corrupto e uma primeira-dama com diversas exigências materiais, os personagens representam situações comuns do cotidiano brasileiro.

“O legal da série é que a gente parte de um fato real do cinema do Interior e, em Pitombas, a gente conta o Brasil. E agora o brasileiro está precisando rir de si mesmo. Com a agressividade que a gente vê hoje, isso não tem acontecido”, explica um dos criadores da produção, Marcio Wilson.

Leia também | Terceira temporada de "Dark" chega à Netflix neste sábado, 27 (27/06); lembre detalhes da série

 

Para Claudio Paiva, também criador da série, Cine Holliúdy lembra sobre a importância do sonho. “O Brasil precisa resistir e continuar sonhando. Não podemos perder a esperança. Tem nuvem de gafanhotos, nuvem de poeira, a política de Brasília, a milícia no Rio de Janeiro. Tenho observado como está sendo difícil sustentar o sonho. Mas a desesperança é muito ingrata”, afirma.

Na opinião do diretor cearense Halder Gomes, a obra traz ainda outro elemento: a representatividade. “(O nordestino) é um público muito apaixonado, com muito orgulho de sua cultura. Mas se a gente errasse a mão (na produção), seria muito grave. E a gente viu essa sensação de representatividade, de estar na Globo, porque as pessoas não davam apenas ‘parabéns’, o sentimento era diferente, de orgulho”, comenta.

Leia também | Meryl Streep completa 71 anos nesta segunda; confira lista com filmes

Francisgleydisson da Silva, Marilyn (Letícia Colin), Maria do Socorro Maciel (Heloísa Perissé), Olegário Maciel e tantos outros personagens mostram o Ceará para a televisão, mesmo que a série tenha sido filmada em Areias, um município com pouco mais de 3.000 pessoas, no interior de São Paulo.

Continuação da série

Com uma segunda temporada confirmada, mas ainda sem previsão de data de lançamento devido à pandemia do Covid-19, a continuação trará Maria do Socorro Maciel como prefeita e um novo amor para Francis. “A gente trabalhou (no roteiro) com o viés da paródia do Brasil Com relação ao assunto, ainda tratamos do cinema. Trabalhamos com o realismo fantástico. Mas tivemos o desafio de construir o novo amor para o Francisgleydisson e trazer uma prefeita nos anos 1970”, comenta Marcio Wilson.

Segundo Claudio Paiva, o roteiro também estará mais amadurecido, como é de praxe dos seriados. “A gente já conhecia o elenco e todas as possibilidades que ele oferecia. A possibilidade de fazer uma segunda temporada é a possibilidade de ter um trabalho mais amadurecido, mais coeso”, diz.

Leia também | Confira 10 filmes brasileiros para assistir nas plataformas de streaming

Cine Holliúdy

Quando: às terças-feiras, às 22h30min, a partir de 7 de julho
Onde: no canal aberto da TV Globo

Vida&Arte Podcast