Coletivo As Travestidas realiza festival virtual em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+
Entre segunda-feira, 22, e sábado, 28, o coletivo artístico As Travestidas promove uma programação online com shows, festas e bate-papos
11:26 | Jun. 22, 2020
A data 28 de junho é conhecida internacionalmente como o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Em comemoração à data, o coletivo artístico “As Travestidas” realiza uma programação online em seu Instagram @astravestidas durante toda a semana.
O evento, que começa hoje, 22 (22/06), e acontece até sábado, 28, discute sobre política, ativismo, arte, sexualidade, educação, religiosidade, entre outros temas. Além disso, o festival contará com shows de Mulher Barbada e Verônica Valenttino e festa virtual comandada por Dj Karolaynne. "O 5º Festival das Travestidas é um novo desafio da nossa trajetória, porque a internet é um palco completamente diferente, desconhecido, mas também instigante. Todas estavam sentindo falta do contato com o público e do fazer artístico. Reinventar-se tem sido prazeroso", afirma Renata Monte, integrante do coletivo.
Leia também | Confira as lives dos artistas de hoje, segunda, 22 de junho (22/06)
Entre os diversos convidados, estão o jornalista e ator Ari Areia, a ativista Bruna Benevides, o bispo Alan Luz, a escritora Ave Terrena e a apresentadora do Canal Brasil, Jup do Bairro. "A grande vantagem é que a internet oferece inúmeras possibilidades. Sempre tivemos o desejo de transformar o nosso festival em algo maior, com artistas de fora, com mesas de debates, mas nunca tivemos recursos para isso, por falta de patrocínio", comenta Renata.
O objetivo é celebrar as batalhas que já foram vencidas e debater sobre o espaço da comunidade em diferentes setores da sociedade. "Independente do cenário político, debater sobre o espaço da população LGBTQIA+ ainda se faz necessário porque estamos longe de conquistar todos os nossos direitos. Enquanto figurarmos as estatísticas de violência do Brasil e do mundo por quem somos, a discussão não terá fim", indica Renata Monte.
A 5ª edição do evento foi organizada em formato virtual devido à pandemia do Covid-19. Para incentivar a criação artística, o coletivo terá um “chapéu virtual” para arrecadar dinheiro. Em parceria com a loja Baba, também comercializará camisas. Uma parte do lucro das vendas será revertida em doações para a “Outra Casa”, que abriga pessoas LGBTQIA+ no Jangurussu, em Fortaleza.
Programação completa
Segunda-feira, 22
20 horas - “Política e ativismo LGBTQIA+”: Silvero Pereira recebe Ari Areia e Bruna Benevides
Terça-feira, 23
17 horas - “Os desafios da criança afeminada na escola”: George Hudson recebe Cleiton Lima e Jorge Lopes
20 horas - “Religião e espiritualidade inclusivas”: Luana Caiube recebe Bispo Alan Luz
Quarta-feira, 24
17 horas - “A arte e o humor da drag caricada”: Deydianne Piaf recebe Karina Karão
20 horas - “A força da mulher sapatão”: Renata Monte recebe Marília Oliveira
Quinta-feira, 25
20 horas - “Divas com D de Divine”: Fabinho Vieira recebe Condessa Mireille Blanche e Rayanna Rayovack
Sexta-feira, 26
17 horas - “Dramaturgia e poesia LGBTQIA+: Mulher Barbada recebe Ave Terrena
20 horas - “Trans, pretas & maravilhosas”: Patrícia Dawsom recebe Jup do Bairro
Sábado, 27
19 horas - “A música queer brasileira”: Mulher Barbada recebe Mumu e Carmen Camaleonte
20 horas - “Música e poesia trans”: Verónica Valenttino recebe Malka
Domingo, 28
17 horas - “De frente com Deydi”, com Silvero Pereira
17h30min - Show e performances de Mulher Barbada, Yasmim Shirran, Verónica Valenttino e Patrícia Dawsom
18h30min - “Transvirada”, com DJ Karolaynne
Onde: toda a programação será transmitida no Instagram @astravestidas