"Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro, lidera lista de livros mais vendidos do Brasil em 2020
Com Djamila Ribeiro, Ângela Davis, Carolina Maria de Jesus e Michelle Obama, lista com os livros mais vendidos no Brasil dão destaque a escritores negrosDivulgado no início da semana, a revista Veja disponibilizou a listagem com os livros mais vendidos no Brasil. Nos gêneros ficção, não ficção, autoajuda e esoterismo e infantojuvenil, a lista apresenta nomes internacionais, como J.K. Rowling com a coleção de “Harry Potter” e George Orwell com “1984”, e nacionais, como Thiago Nigro com “Do Mil ao Milhão” e Djamila Ribeiro com "Pequeno Manual Antirracista".
Liderando a lista de livros mais vendidos no gênero de não ficção, "Pequeno Manual Antirracista", publicado em 2019 pela Companhia das Letras, questiona a sociedade e o racismo nela enraizado. Com lições para entender as origens do racismo e como podemos combatê-lo, a publicação também aborda os temas que envolvem negritude, cultura, violência e relações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais | Dica de leitura para a quarentena, confira a resenha do livro "Pequeno Manual Antirracista"
Em meio ao contexto atual de protestos mundiais que denunciam a violência policial e o racismo na indústria da música, no esporte e cinema, "Pequeno Manual Antirracista" tornou-se cada vez mais necessário. Ocupando a 10ª posição, também na categoria não ficção, o livro autobiográfico “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?” reúne artigos escritos por Djamila, com memórias de sua infância, adolescência e a descoberta de autoras que contribuíram para favorecer suas raízes.
Na mesma categoria, “Minha História”, da ex primeira-dama dos EUA Michelle Obama (3º), “Escravidão - Vol. 1”, de Laurentino Gomes (6º), “Mulheres, Raça e Classe” (7º) e “Educação e Libertação” (15º), ambos de Angela Davis, “Racismo Estrutural” de Silvio Almeida (13º), “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus (17º) e “Tornar-se Negro” de Neusa Santos Souza (19º) aparecem na lista dos mais lidos como livros escritos por pessoas negras ou que debatem sobre as nuances do racismo.
Leia também | "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, completa 60 anos
Confira lista completa dos livros mais vendidos no Brasil clicando aqui.