Últimos dias da versão online da Feira Fuxico

Realizada pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, a feira segue até este sábado, 6, com exposição de trabalhos em bordado, couro, gravuras e outras técnicas
Autor Lígia Grillo/ Especial para O POVO
Foto do autor
Lígia Grillo/ Especial para O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, está realizando desde 21 de maio a primeira edição on-line da Feira Fuxico da Escola, feira de produtos criativos feitos por alunos e ex-alunos que participam de projetos desenvolvidos pela Escola.

Na versão on-line, serão 15 expositores com os produtos sendo exibidos nas redes sociais e site da Escola, com fotos e informações sobre os trabalhos e seus autores. Participam artistas, artesãos e ex-alunos dos cursos e projetos promovidos pela Escola que desenvolvem produtos de diferentes tipos: bordado, couro, gravura e mais. A feira acontece até o próximo sábado, 6 de junho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Devido às recomendações de isolamento social como medida de prevenção à pandemia, seria inviável realizar a Feira em sua forma presencial. Então decidimos lançar uma versão on-line para ajudar a divulgar os trabalhos artesanais dos nossos alunos e, quem sabe, potencializar a venda dos produtos e ajudar a gerar renda”, destaca Marley Uchôa, coordenadora da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Silvano Tomaz, 47, é professor da Escola e artista visual. Envolvido com arte desde 1994, sua principal técnica é a xilogravura. Em suas cinco obras expostas na Feira, Silvano trabalha com a representação da mulher. “É para fazer uma denúncia. Desenvolvi esses trabalhos com rostos de mulheres. É relacionado com a questão da violência doméstica e contra a mulher. É uma arte figurativa e abstrata, com devaneios e toques surrealistas”, explica o artista.

Ronaldo Vieira, graduado em Artes Visuais e mestrando em Artes pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) também está expondo cinco obras na Feira. Seu trabalho com pintura permeia diversas técnicas, como óleo, grafite e aquarela. “Eu busco elementos da cultura nordestina, pássaros, animais da fauna, elementos da paisagem nordestina, das praias, o jangadeiro, elementos da cultura popular”, comenta. Ronaldo também reforça sobre a importância da Escola de reforçar os laços com o patrimônio histórico e cultural. “A Escola forma restauradores e conservadores, a partir do momento que ela incentiva este trabalho, ela incentiva também a cultura, a arte da nossa região. Isso é fundamental”.

Joana Gurgel, 36, foi aluna da Escola e está expondo vários trabalhos. Designer de interiores e artesã há mais de dez anos, as peças variam de R$ 39,00 até R$150,00. Expondo suportes para plantas, flâmulas decorativas, filtros dos sonhos e algumas peças de mobiliário confeccionadas em macramé, Joana explica que sua relação com a arte teve início de maneira muito natural. “A escolha do macramê como uma de minhas ocupações foi muito natural, pois desde que me entendo por gente faço trabalhos manuais. A inspiração pras produções vem da ideia de uma vida mais leve, mais calma e mais verde também, uma vez que faço muito o uso de plantas nas composições das peças que confecciono.”, explica a artista.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Feira fuxico Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho exposição de arte vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar