Porto Iracema das Artes realiza encontros para discutir formação artística no meio virtual
O "Poéticas de Coexistência: questões para formação em artes e virtualidades" começa nesta terça-feira, 2, nas redes sociais da escolaComo a formação artística pode acontecer em ambiente virtual? De que maneira o processo pode ser realizado com a mesma potência das experiências presenciais? Quais são as alternativas para discutir sobre arte na internet e, ao mesmo tempo, manter o acesso democrático à educação? Estes são alguns dos questionamentos que o Porto Iracema das Artes busca refletir no “Poéticas de Coexistência: questões para formação em artes e virtualidades”, que começa nesta terça-feira, 2, nas redes sociais da escola.
“A pandemia trouxe algumas questões para a área de educação como um todo. Nenhuma instituição estava preparada para, em menos de 24 horas, sair do ambiente da presença para o mundo virtual. Nas artes, esse desafio é ainda maior”, indica Bete Jaguaribe, diretora de formação do Instituto Dragão do Mar e do Porto Iracema das Artes. Segundo ela, a intenção é construir um projeto por meio de reflexões, pesquisa e estudos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Cada área vai viver esse processo de debate para discutir seus elementos específicos para fazermos um grande projeto de formação de artes sem abrir mão da ideia de coexistência física. É falar sobre a possibilidade de ter um programa sério e complexo no mundo virtual”, afirma. Por isso, o primeiro ciclo de será focado nas artes cênicas. As linguagens de artes visuais, cinema e música ainda serão discutidas em datas posteriores.
“A gente ainda está preparando programação. O importante é desencadear um processo. Antes do final do mês deverá iniciar a próxima linguagem. Tudo será feito em sequência. A gente está trabalhando em casa, mas todas as áreas estão imersas em um grande processo de escrita, de conversa com pesquisadores que já estudam formação do ensino das artes. Está sendo um momento desafiador”, relata a diretora.
Anualmente a escola define um tema para nortear os eventos e as ações que são produzidas nos meses seguintes. O “Poéticas de Coexistência” já havia sido estabelecido no fim de fevereiro, logo antes do início da pandemia. A proposição era, a princípio, abordar as questões da falta de incentivo que a cultura enfrenta, as maneiras de produzir e de existir neste cenário, entre outras. “Imediatamente depois do começo do ano letivo, a pandemia começou. E o tema ganhou mais potência. Que tipo de formação em artes a escola vai assumir a partir da nova realidade? Essa é a pergunta que nos provou a necessidade de fazer um grande debate”, diz Bete Jaguaribe.
Para aprofundar as reflexões, o Porto Iracema das Artes convidou profissionais que já tinham como objeto de pesquisa o ensino das linguagens artísticas na internet. Os nomes que irão participar do primeiro encontro sobre artes cênicas são: a dramaturga Ave Terrena (SP), o ator Giordano Castro (PE), o coreógrafo Marcelo Evelin (PI), o diretor Márcio Abreu (PR/RJ), a produtora Ana Oliveira (AM), a crítica Daniele Avila Small (RJ) e os diretores Adriana Schneider Alcure (RJ) e Abimaelson Santos (MA).
Para marcar na agenda
O Porto Iracema das Artes realiza a reflexão sobre artes cênicas em três momentos. O primeiro ato terá quatro rodas de conversa com diferentes temáticas. O segundo será um fórum de debate para aprofundar as questões iniciais no Facebook. O terceiro trará um novo encontro para sistematizar as discussões que foram colocadas em pauta. Todas as linguagens terão o mesmo formato. Confira a programação:
Terça-feira, 2
15 horas - Roda de conversa “Novas salas de criação para tempos remotos”, com mediação de Kelly Saldanha e convidados Ave Terrena e Giordano Castro
17 horas - Roda de conversa “Repensar o possível”, com mediação de Thereza Rocha e convidados Marcelo Evelin e Márcio Abreu
Onde: no canal do Youtube e na página do Facebook do Porto Iracema das Artes
Quinta-feira, 4
15 horas - Roda de conversa “Partilhas e desafios para o ensino”, com mediação de Lucivânia Lima e convidados Adriana Schneider Alcure e Abimaelson Santos
17 horas - Roda de conversa “Registros da cena e exibição virtual” com mediação de Fran Teixeira e Francis Wilker e convidados Ana Oliveira e Daniele Avila Small
Onde: no canal do Youtube e na página do Facebook do Porto Iracema das Artes